São Paulo - A França, ao contrário do que muitos pensavam, não teve a Holanda como principal adversário no Grupo A da Eliminatória da Europa e, sim, a Suécia. E os suecos deram trabalho. Tanto é verdade que os franceses precisaram esperar as dez rodadas para, enfim, confirmarem presença na Copa do Mundo 2018. A vaga foi definida apenas nesta terça-feira durante a vitória sobre a Bielorrússia, em Paris, por 2 a 1 - gols de Griezmann aos 27 minutos e Giroud aos 33 minutos também do 1º tempo. Os suecos acabaram na repescagem e os holandeses foram eliminados.
Apesar de ter que esperar todas as rodadas para festejar, a Seleção da França não passou sufoco. Os franceses lideraram o grupo em sete das dez rodadas. A campanha também foi tranquila com sete vitórias (quatro em casa e três fora), dois empates (um como mandante e dois como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 18 gols a favor e seis tomados. Aproveitamento de 76,7%.Campeã mundial em 1998 ao lado da torcida, a Seleção da França fará sua 15ª participação em Copas do Mundo, assim como Espanha e Inglaterra que já haviam carimbado o passaporte. O trio só fica atrás do recordista Brasil, que esteve em todas as 21 edições do torneio, além da atual campeã Alemanha (19) e também de Itália (18), Argentina (16) e México (16).
A França estreou em Mundiais em 1930 e, agora, disputará a Copa pela sexta vez consecutiva. Desde 98, os franceses batem ponto no torneio mais importante da FIFA. Ao todo são 28 vitórias, 12 empates e 19 derrotas, além de 106 gols a favor e 71 tomados.
A Seleção da França entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia e Portugal.