São Paulo - A primeira etapa da MLS está prestes a terminar. Os dois próximos domingos definirão apenas os últimos classificados na Conferência Oeste. O principal torneio dos EUA e do Canadá já conhece o campeão da Supporters' Shield - torneio a parte disputado em pontos corridos -, todos os seis classificados da Conferência Leste para a MLS Cup, assim como os quatro garantidos da Conferência Oeste.
O Toronto, na temporada passada, esteve bem perto do título da MLS, mas acabou com o vice-campeonato. Desta vez, contudo, o clube canadense voltou a mostrar sua força e abocanhou a Supporters' Shield. A pontuação dentro das conferências (grupos) serve para definir o vencedor da Supporters' Shield. O clube que somar o maior número de pontos na classificação geral fatura o título simbólico e ainda ganha vagas para a CONCACAF Champions League e para o mata-mata da MLS Cup.A MLS Cup, aliás, é a sequência da MLS e disputada em mata-mata. O líder e o vice-líder das conferências têm vagas diretas para a MLS Cup, enquanto o 3º, 4º, 5º e 6º colocados das conferências disputam um Playoff para obter as últimas vagas. Na Conferência Leste, a liderança disparada é do Toronto que, em 23 partidas, anotou 65 pontos. Aproveitamento de 67,7%.
O campeão da Supporters' Shield garantiu 19 vitórias, oito empates e cinco derrotas, além de 71 gols a favor e 35 tomados. Para se ter uma noção da vantagem do Toronto, o vice-líder New York City tem apenas 56 pontos. Apesar de estar na 2ª colocação, o New York City ainda terá que disputar a vaga. Afinal, Atlanta United (53), Chicago Fire (52) e Columbus Crew (50) também sonham com a vaga direta. Já o New York Bulls fecha o G6 com 46 pontos e sabe que disputará o Playoff.
A MLS, no momento, acumula 352 jogos com 194 vitórias dos mandantes, 73 triunfos dos visitantes e 85 empates. São 1.040 gols, sendo 651 dos donos da casa e 389 dos visitantes. Média de 2,95 tentos por partida. A vitória dos mandantes, por 2 a 1, é o resultado mais repetido - 44 vezes. Nas arquibancadas, a média chega a 21.858 pagantes e o total de público alcança os 7.650.255 torcedores.