Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 15 de outubro de 2017 às 16:20

CSA fica perto de encerrar jejum de Alagoas nas divisões do Brasileirão

Só alagoanos, piauienses e sergipanos jamais foram campeões nacionais entre os nove estados do Nordeste

da Redação -

Alagoas - Alagoas é um dos principais estados do futebol nordestino, mas ao mesmo tempo está em uma lista bem ingrata. Apenas alagoanos, piauienses e sergipanos jamais foram campeões das divisões do Campeonato Brasileiro entre os nove estados do Nordeste. O jejum, contudo, está a um empate de terminar. O CSA, no último sábado, saiu na frente do Fortaleza na final da Série C ao vencer, por 2 a 1, em pleno Castelão.

O duelo decisivo será no próximo sábado, às 19 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O Azulão pode empatar ou até mesmo perder, por 1 a 0, que irá faturar o inédito título. Caso os alagoanos percam por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. O CSA, porém, não desconhece por completo a atual situação. Pelo contrário! O clube de Maceió já esteve em finais nacionais.

A mais recente foi na decisão da Série D do Brasileirão em 2016. Após o acesso, o Azulão tentou o título, mas teve que se contentar com o vice ao ser superado pelo Volta Redonda. Na Série B, o CSA também bateu na trave e em três oportunidades. O primeiro algoz foi o Londrina, em 1980. Em 1982, mesmo saindo na frente do Campo Grande, o Azulão perdeu a melhor de três. Cenário parecido aconteceu em 1983 contra o Juventus.

Na Série C, outros dois clubes de Alagoas chegaram à final. O ASA sucumbiu diante do América Mineiro em 2009, primeira temporada em que o futebol nacional contou com quatro divisões. Já em 2011, o CRB não conseguiu passar pelo Joinville e ficou com o vice-campeonato na divisão. Agora, porém, o CSA chega animado com a melhor campanha da Série C.

 Torcida do CSA está a um empate de finalmente gritar "é campeão" em uma divisão do Brasileirão!CSA / Site OficialTorcida do CSA está a um empate de finalmente gritar "é campeão" em uma divisão do Brasileirão!
O clube da capital obteve 12 vitórias (sete em casa e cinco fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 27 gols a favor e 14 tomados. Aproveitamento de 63,8%. Assim como o CSA, o Fortaleza também sonha com seu primeiro título nacional. O estado do Ceará, porém, já fez festa.

O único campeão cearense nas divisões do Brasileirão é o Guarany que faturou a Série D em 2010. Enquanto isso, Pernambuco tem Sport e Santa Cruz com títulos nacionais, o Maranhão vibrou com o Sampaio Corrêa, o ABC garantiu a volta olímpica para o Rio Grande do Norte, a Paraíba viu o Botafogo levantar o troféu e a Bahia festejou com os baianos.

Confira os clubes nordestinos que já foram campeões nas divisões do Brasileirão:

Série A


BA -
Bahia (1959 e 1988)
PE - Sport (1987)

Série B

MA - Sampaio Corrêa (1972)
PE - Sport (1990)

Série C

MA - Sampaio Corrêa (1997)
RN - ABC (2010)
PE - Santa Cruz (2013)

Série D

CE - Guarany (2010)
MA - Sampaio Corrêa (2012)
PB - Botafogo (2013)