Minas Gerais - As semifinais do Campeonato Mineiro começarão neste sábado. E vencer o primeiro jogo é um grande impulso para se chegar à final. Desde 2004, quando o Estadual passou a ter mata-mata, todos os clubes que venceram a primeira partida da semifinal, brigaram pelo título.
Neste levantamento, o Sr. Goool não levou em conta as partidas que terminaram empatadas. Nos outros duelos, ao longo desses nove anos, os vencedores da primeira partida foram para a decisão. O primeiro embate das semifinais em 2013 será entre Tombense e Atlético Mineiro, neste sábado, às 16 horas, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
O Galo, por ter feito melhor campanha, poderá decidir em casa e terá a vantagem de dois resultados iguais. O mesmo acontece com o Cruzeiro que enfrentará o Villa Nova, no domingo, às 16 horas, também no Independência. Na Primeira Fase, a Raposa bateu o Villa Nova, fora de casa, por 4 a 2. Já o Galo fez 2 a 1 no Tombense, também longe de sua torcida.Mesmo com tantas adversidades, os clubes do interior sonham em quebrar um longo tabu. Desde 2005, quando o então Ipatinga sagrou-se campeão, o Campeonato Mineiro não tem um vencedor do interior. De lá para cá, os chamados grandes da capital, Cruzeiro e Atlético se revezaram na conquista do Estadual. Enquanto a Raposa venceu em quatro oportunidades (2006, 2008, 2009 e 2011), o Atlético - atual campeão - faturou o título três vezes (2007, 2010 e 2012).
No geral, o Galo é o maior campeão de Minas Gerais com 41 conquistas. O Cruzeiro aparece na segunda colocação com 36 títulos. Também de BH, o América ostenta 15 conquistas. O melhor clube do interior é o Villa Nova, de Nova Lima, com cinco títulos. O Siderúrgica, de Sabará, tem duas conquistas, contra uma do Ipatinga e outra da Caldense, de Poços de Caldas.