Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 17 de outubro de 2017 às 01:48

Corinthians e Grêmio ainda lideram defesa e ataque, mas sem o vigor do turno do Brasileirão

Desempenho da dupla no returno é completamente diferente da campanha inicial na Série A

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Corinthians e Grêmio, assim como no 1º turno, farão mais uma "final" no Campeonato Brasileiro da Série A nesta quarta-feira, às 21h45, em Itaquera, pela 29ª rodada. Paulistas e gaúchos apostarão nas mesmas armas que os levaram aos primeiros lugares do Brasileirão. Timão e Imortal, porém, se descuidaram da defesa e do ataque, respectivamente. A dupla ainda lidera em seus quesitos, mas está longe da perfeição vista no turno.

Líder do Nacional, o Corinthians ostenta a melhor defesa com apenas 18 gols tomados em 28 partidas. Média de 0,6 por confronto. No 1º turno, o time do técnico Fábio Carille foi furado em apenas cinco oportunidades nos nove primeiros duelos. No returno, em compensação, já são nove tentos tomados na mesma quantidade de partidas.

Assim como o sistema defensivo alvinegro não é mais o mesmo, o sistema ofensivo tricolor também tem deixado a desejar. É verdade que o time do técnico Renato Gaúcho ainda lidera o quesito com 42 gols a favor (média de 1,5 por embate), mas a queda de produção é evidente. O Grêmio começou a edição 2017 com incríveis 23 bolas nas redes adversárias em nove partidas. No 2º turno, porém, a fábrica de gols fechou e foram vistos míseros sete tentos em nove rodadas.

 Grêmio fez 23 gols nas primeiras nove rodadas do Brasileirão, mas no returno anotou só sete!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio fez 23 gols nas primeiras nove rodadas do Brasileirão, mas no returno anotou só sete!
O Grêmio tem o terceiro pior ataque do returno empatado com Chapecoense, Avaí, Fluminense e Corinthians. A trupe só supera Coritiba (5) e Sport (4). No 2º turno, aliás, Corinthians e Grêmio estão lado a lado e, desta vez, não é na parte superior da classificação. O Timão ocupa o 13º lugar com 11 pontos, um a mais do que o Tricolor. Paulistas e gaúchos venceram apenas três vezes.

No geral, porém, o 1º turno ainda salva corintianos e gremistas. O Corinthians lidera o Brasileirão com 17 vitórias (nove em casa e oito fora), sete empates (três como mandante e quatro como visitante) e quatro derrotas (duas em casa e duas fora), além de 39 gols a favor e 18 tomados. Aproveitamento de 69%.

O Grêmio, por sua vez, aparece com 15 triunfos (oito como mandante e sete como visitante), quatro empates (dois em casa e dois fora) e nove derrotas (quatro diante da torcida e cinco fora), além de 42 gols a favor e 23 contra. Aproveitamento de 58,3%.

Confira a defesa do Corinthians e o ataque do Grêmio nos nove primeiros jogos do turno e do returno:


1º turno2º turno
CORINTHIANS5 gols tomados9 gols tomados



GRÊMIO23 gols feitos7 gols feitos