São Paulo - Poucos clubes viveram altos e baixos com tanta intensidade como o Guarani nesta Série B de Campeonato Brasileiro. O clube paulista voltou à divisão com o vice-campeonato da Série C e chegou até mesmo a liderar a edição 2017, mas de uma hora para a outra o Bugre sofreu pane e despencou. O empate, por 1 a 1, com o lanterna ABC em pleno Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, não só deixou o Guarani com a mesma pontuação da zona de rebaixamento como o fez ficar com campanha inferior a do seu último descenso, segundo levantamento do Sr. Goool.
Os dois últimos jogos, aliás, resumem bem o atual momento do clube que começou a Série B com Vadão, passou por Marcelo Cabo e, agora, está com Lisca. O Bugre, antes de empatar com o lanterna, perdeu do vice-lanterna Náutico, em Caruaru, por 2 a 0. Já são nove tropeços seguidos (cinco derrotas e quatro empates). O último triunfo foi em 19 de agosto pela 21ª rodada contra o Santa Cruz (2 a 0).Após 30 jogos, o Guarani acumula apenas nove vitórias (sete em casa e duas fora), oito empates (cinco como mandante e três como visitante) e 13 derrotas (três diante da torcida e dez fora), além de 29 gols a favor e 28 tomados. Aproveitamento de 38,9%. O Bugre esteve 15 rodadas no G4, sendo quatro na liderança. A decadência começou na 14ª rodada, justamente quando os paulistas ainda lideravam a divisão. Mas depois vieram sete duelos sem vitória, sendo quatro derrotas seguidas.
Para tentar sair dessa enrascada, o Guarani voltará a atuar no Brinco de Ouro da Princesa já nesta sexta-feira, às 19h15, contra o Juventude pela 31ª rodada. E pensar que esses dois clubes já brigaram pela liderança na Série B 2017 e fizeram a "final" no turno...