São Paulo - O Sportivo Limpeño, da mesma forma que surpreendeu todos na temporada passada com o inédito título da Libertadores Feminina, causou espanto ao ser eliminado logo na Primeira Fase da edição 2017. E mais! As paraguaias caíram justamente na primeira vez em que a Libertadores Feminina foi disputada no Paraguai.
Ao menos, a despedida do Sportvio Limpeño foi com goleada, por 6 a 1, em cima do lanterna Deportivo ITA, campeão boliviano. A campanha das donas da casa, contudo, começou com derrota para o Corinthians, por 2 a 0. Na 2ª rodada, o Sportivo Limpeño empatou, por 2 a 2, com o Santa Fe. O clube paraguaio terminou em 3º lugar no Grupo C e repetiu a Ferroviária, primeira campeã a ser eliminada na fase de grupos.
Há quatro anos, o São José voltou a faturar a Libertadores Feminina. Não satisfeitas, as paulistas emendaram o bicampeonato em 2014. Já em 2015, o São José não obteve o tri e ficou na 4ª colocação. O Brasil é o maior vencedor do torneio sul-americano com seis conquistas, contra uma do Chile e outra do Paraguai. No ano passado, aliás, foi a primeira vez que as brasileiras ficaram fora da final.
Na atual temporada, o Corinthians representa o país. O Timão, por sinal, se classificou com aproveitamento de 100% e pegará o Cerro Porteño, dono da melhor campanha entre os 2º colocados. Do outro lado da chave, o River Plate - líder do Grupo A - medirá forças contra o Colo-Colo - líder do Grupo B.