Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 21 de outubro de 2017 às 00:47

Ceará iguala outros estados e passa a ter dois clubes no Top 10 do ranking agrupado do Brasileirão

Ceará a Fortaleza estão entre os clubes com as maiores médias de público pagante do país

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Ceará - O torcedor cearense gosta de futebol e fica ainda mais apaixonado pelo esporte quando seus clubes estão em alta. Basta ver as arquibancadas alvinegras e tricolores. Tanto é verdade que o estado do Ceará, graças as seus dois principais representantes, entrou para uma seleta lista no ranking agrupado de público das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Agora, apenas São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará contam com dois integrantes no Top 10, segundo levantamento do Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking completo e agrupado com todos os clubes das quatro divisões nacionais!)

O Ceará garantiu seu posto entre os melhores ao levar 37.347 para o empate, por 2 a 2, com o Figueirense pela 31ª rodada da Série B. O Vozão esperava bater seu recorde, mas não conseguiu superar os 40 mil torcedores. O maior público do Alvinegro segue sendo de 40.280 apaixonados no duelo ante o Londrina. Essa marca, contudo, deixou de ser a melhor do estado após o rival Fortaleza, no último final de semana, colocar 43.778 tricolores na final da Série C contra o CSA.

O Ceará, no momento, ostenta média de 16.196 pagantes e ocupa a 8ª colocação no ranking agrupado. Para se ter uma ideia, o Vozão está a frente do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil (14.944), e do Flamengo, dono da maior torcida do país, mas fora do Top 10 (14.850). O Ceará engrossa a lista do estado que já tinha o Fortaleza entre os dez melhores nas arquibancadas.

O Tricolor do Pici aparece na 7ª colocação com média de 18.175 fanáticos. A dupla cearense iguala os gaúchos. O Internacional, líder da Série B, ocupa a 4ª colocação com média de 22.252 pagantes. O rival Grêmio, mesmo na vice-liderança do Brasileirão, está uma posição abaixo do maior rival. O Tricolor, mais focado na Libertadores, tem média de 21.361 espectadores.

 Ceará voltou a lotar o Castelão e garantiu presença no Top 10 do ranking agrupado de público do Brasileirão!Lucas Moraes / CearáCeará voltou a lotar o Castelão e garantiu presença no Top 10 do ranking agrupado de público do Brasileirão!
Paulistas comandam!
Além de cearenses e gaúchos, apenas os paulistas contam com mais de um clube no Top 10 do ranking agrupado. No caso do estado de São Paulo são três representantes nas três primeiras posições. Líder disparado da Série A, o Corinthians também tem grande vantagem fora de campo. A média do Timão chega a 38.634 loucos do bando. O São Paulo, ameaçado pelo rebaixamento, garante a vice-liderança com média de 34.729 tricolores. Já o atual campeão Palmeiras completa o Top 3 com média de 30.349 alviverdes.

O Top 10 do ranking agrupado com os 128 clubes das quatro divisões nacionais ainda conta com o Bahia no 6º lugar (19.247), o Fluminense na 9ª posição (15.030) e o já citado Cruzeiro na 10ª colocação (14.944).

Agora, o Ceará se prepara para dois jogos longe da torcida. O Vozão enfrentará o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, no sábado, 28 de outubro, pela 32ª rodada, e o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na sexta-feira, 3 de novembro, pela 33ª rodada.

Após 31 jogos, o Ceará ostenta 16 vitórias (nove em casa e sete fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e oito derrotas (três diante da torcida e cinco fora), além de 39 gols a favor e 28 tomados. São 55 pontos e aproveitamento de 59,1%.