São Paulo - De nada adiantou o aumentar o número de vagas para a Libertadores através do Campeonato Brasileiro da Série A. O G6 ou até mesmo G7 segue sendo dominado por campeões nacionais. Tal cenário, aliás, perdura durante todo o período de pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool. Apenas três clubes sem título do Brasileirão conseguiram se meter entre os melhores da elite ao longo dos últimos 14 anos com o atual formato de disputa. Na atual temporada, novamente os campeões brasileiros reinam sem ser incomodados.
E olha que, neste momento, a zona da Libertadores ficou maior. Afinal, o Cruzeiro - campeão da Copa do Brasil e com vaga garantida no torneio sul-americano - ocupa o 5º lugar com 47 pontos. A liderança é do Corinthians, campeão seis vezes pelo Brasileirão. O Palmeiras, atual e maior vencedor, está na vice-liderança, seguido pelo Santos. O Grêmio, que ainda busca seu primeiro título nos pontos corridos, mas já ostenta conquista nacional, fecha o G4.As outras duas vagas na zona da Libertadores são de clubes cariocas. Botafogo e Flamengo, após serem eliminados de todas as suas disputas, tentam salvar o ano com, ao menos, uma vaga na principal disputa da América do Sul - nem que seja nas etapas anteriores à Primeira Fase. Vasco, Atlético Paranaense e Atlético Mineiro, que estão mais próximos do G7, também já foram campeões nacionais. Ou seja, dificilmente algum "intruso" repetirá a façanha do trio no início dos pontos corridos.
Já a última vez de um intruso foi na longínqua temporada de 2006. O Paraná, aliás, só conseguiu sua vaga aos 45 minutos do 2º tempo. Afinal, o Tricolor terminou aquela edição no 5º lugar e estaria fora da zona da Libertadores. Mas como o Internacional, campeão da competição da CONMEBOL, também foi vice-campeão nacional, o G4 virou G5 e garantiu a festa paranista. Em todas as outras temporadas, contudo, só campeões brasileiros conseguiram vaga para a Libertadores via Brasileirão. Ali, pelo visto, é preciso ter um patch de campeão no peito!