Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 26 de outubro de 2017 às 16:10

Grêmio jamais perdeu para rivais equatorianos em casa pela Libertadores

Tricolor saiu na frente do Barcelona e ficou a um passo da final do torneio sul-americano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Grêmio deu um enorme passo para garantir vaga na final da Libertadores ao atropelar, na última quarta-feira, o Barcelona, por 3 a 0, em pleno Monumental, em Guayaquil, pela partida de ida das semifinais. Para ficar ainda melhor, o Tricolor - em sua 17ª participação - jamais perdeu como mandante para um rival equatoriano no torneio sul-americano, segundo levantamento do Sr. Goool.

Em casa, o Grêmio recebeu cinco vezes clubes do Equador e obteve cinco vitórias. Um dos triunfos de 1995, aliás, foi pelas semifinais. O Grêmio eliminou o Emelec com os 2 a 0 em Porto Alegre. Detalhe: há 22 anos, os gaúchos conquistaram o segundo título na Libertadores. Em 1995, o Tricolor já havia batido o próprio Emelec (4 a 1), além do El Nacional (2 a 0) na Primeira Fase. Em 2013, na chamada Pré-Libertadores, o Imortal despachou a LDU com triunfos no tempo normal (1 a 0) e nos pênaltis (5 a 4). O último sucesso foi contra a mesma LDU, em 2016, por 3 a 0.

"Já falei com meu grupo. O Grêmio não está classificado. Do mesmo jeito, eles podem vencer lá (Porto Alegre). Lógico que conseguimos uma boa vantagem, mas o Barcelona já deu provas do quanto é eficiente. O Barcelona eliminou o Santos e merece nosso respeito. Temos mais 90 minutos em frente à nossa torcida. Temos uma boa vantagem, mas não credencia à próxima fase", disse o técnico Renato Gaúcho em entrevista coletiva.

 Luan anotou dois dos três gols que deixaram o Grêmio muito próximo da final da Libertadores!Lucas Uebel / GrêmioLuan anotou dois dos três gols que deixaram o Grêmio muito próximo da final da Libertadores!
Apesar de todo o cuidado do treinador com as palavras, o Grêmio abriu boa vantagem e ainda conta com o retrospecto favorável. O Grêmio, levando em conta jogos dentro e fora de casa, fez 11 partidas contra equatorianos na Libertadores e perdeu só uma. Em 2013, a LDU bateu os tricolores, por 1 a 0, em Quito. Nessas 11 partidas, os brasileiros acumulam 23 gols a favor e sete tomados.

Na atual temporada, o Grêmio ostenta oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates longe da torcida e uma derrota como visitante. Ou seja, o Tricolor ostenta 100% na Arena do Grêmio. São 22 tentos pró e só sete contra. Aproveitamento geral de 78,8%. A definição da vaga acontecerá já na próxima quarta-feira, às 21h45, em Porto Alegre.

Com os 3 a 0 no jogo de ida, o Grêmio poderá perder por até dois gols de diferença que estará em mais uma decisão de Libertadores. Caso o Barcelona devolva o placar de ida, a disputa será definida nos pênaltis.

Confira os jogos do Grêmio contra clubes equatorianos na Libertadores:




1995

Emelec2 x 2Grêmio
El Nacional1 x 2Grêmio
Grêmio4 x 1Emelec
Grêmio2 x 0El Nacional
Semifinal

Emelec0 x 0Grêmio
Grêmio2 x 0Emelec



2013

LDU1 x 0Grêmio
Grêmio1 (5) x (4) 0LDU



2016

Grêmio4 x 0LDU
LDU2 x 3Grêmio



2017


Semifinal


Barcelona
0 x 3
Grêmio