Goiás - Aparecidense e Goianésia poderão fazer história na Edição 2013 do Campeonato Goiano. Os dois clubes do interior jamais estiveram na final do Estadual. Mas a missão não será nada fácil. Aparecidense e Goianésia têm pela frente os dois clubes que vêm polarizando, nas últimas temporadas, a disputa pelo título em Goiás.
O Aparecidense até começou bem a disputa por uma vaga na final ao derrotar o Goiás - atual campeão -, por 2 a 1, em pleno Serra Dourada. O Goianésia, por sua vez, enfrentará o Atlético Goianiense, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Valdeir José de Oliveira.Mas chegar à final derrubará apenas um obstáculo. Ser campeão estadual será outra prova de fogo, ainda mais para os clubes do interior. A última conquista de um clube fora de Goiânia foi em 2008, quando o Itumbiara se sagrou campeão pela primeira e única vez. A superioridade dos clubes da capital é vista no ranking de títulos.
O Goiás lidera com ampla vantagem. O atual campeão tem 23 conquistas, contra 15 do Vila Nova. O Goiânia aparece com 14 títulos, dois a mais que o Atlético Goianiense. O melhor clube do interior é o CRAC, de Catalão, com duas voltas olímpicas. Itumbiara, Goiatuba, da cidade homônima, e Anápolis, de Anápolis, tem um título cada.