Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 30 de outubro de 2017 às 10:33

Paraná poderá ter pela primeira vez o trio da capital no Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes

Se o Atlético namora o G7 e o Coritiba deixou a degola, o Paraná está no G4 da Série B

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraná - O Paraná deu um importante passo para conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o confronto direto contra o Vila Nova, por 1 a 0, pela 32ª rodada. O Coritiba, por sua vez, conseguiu uma virada essencial para se manter na Série A ao bater o Sport, por 4 a 3, em plena Ilha do Retiro, em Recife, pela 31ª rodada. Esses dois resultados aumentam as chances do estado do Paraná ter seu trio da capital pela primeira vez nos pontos corridos com 20 clubes, segundo levantamento do Sr. Goool.

Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná atuaram lado a lado pela última vez na edição 2005. Os três clubes de Curitiba estiveram nas três primeiras edições dos pontos corridos entre 2003 e 2005, quando o Brasileirão tinha mais de 20 clubes. Desde então, porém, o trio jamais atuou junto na mesma divisão nacional. Jejum que poderá ser encerrado na próxima temporada.

 Situação do Coritiba ainda é delicada, mas pelo menos o Coxa já deixou a zona do descenso do Brasileirão!Coritiba / Site OficialSituação do Coritiba ainda é delicada, mas pelo menos o Coxa já deixou a zona do descenso do Brasileirão!
O mais tranquilo da trupe é o Atlético Paranaense que, mesmo após empatar sem gols diante da Chapecoense na Arena da Baixada, ocupa o 9º lugar com 42 pontos, cinco a menos do que o G7 e sete a mais do que a zona de rebaixamento. O Coritiba, por sua vez, deixou a zona de rebaixamento e, agora, aparece na 16ª posição com 35 pontos, mesma pontuação do primeiro rival na degola. Já o Paraná é o 4º colocado da Série B com 56 pontos, quatro a mais do que o 5º colocado.

O Furacão, desde o último encontro com os dois rivais na Série A, só deixou a elite em 2012. Em todas as outras oportunidades, o Rubro-negro atuou no principal escalão nacional. O Coritiba, por sua vez, teve um pouco mais de problemas. O Coxa, por sinal, foi o responsável por acabar com a sequência do trio no Brasileirão. Rebaixado em 2005, o Coritiba passou pela Série B em 2006 e 2007, além da temporada 2010.

Mas nenhum clube esteve tão ausente como o Paraná. O Tricolor foi rebaixado na Série A em 2007 e, desde então, não conseguiu sair mais da Série B. Agora, porém, a situação parece mudar. Já são nove rodadas seguidas no G4. O Paraná tem mais seis jogos para confirmar seu acesso. O próximo desafio será já nesta terça-feira, às 21h30, contra o Oeste, concorrente direto a vaga do acesso. O duelo acontecerá no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba, pela 33ª rodada da Série B.

Enquanto isso, o Coritiba só jogará no sábado, às 21 horas, em jogo de seis pontos contra o Avaí no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense, pela 32ª rodada da Série A. No domingo, às 17 horas, o Atlético Paranaense medirá forças ante o Cruzeiro no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.