Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 31 de outubro de 2017 às 16:00

Grêmio poderá ultrapassar Santos e Cruzeiro e encostar no São Paulo em finais da Libertadores

Com boa vantagem, Tricolor tentará sua quinta final e seu terceiro título no torneio sul-americano

da Redação -

Rio Grande do Sul - O Grêmio está muito próximo da sua quinta final na Libertadores. Afinal, o time do técnico Renato Gaúcho meteu 3 a 0 no Barcelona no Equador. A definição da vaga será nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Caso confirme a superioridade, o Tricolor ultrapassará Santos e Cruzeiro e se tornará isoladamente o segundo brasileiro com mais decisões no torneio sul-americano, atrás apenas do São Paulo.

Campeão em 1983 - em cima do Peñarol - e em 1995 - ante o Atlético Nacional -, o Grêmio tentará sua terceira volta olímpica na Libertadores. O clube gaúcho ainda ostenta os vices de 1984 - derrotado pelo Independiente - e 2007 - derrotado pelo Boca Juniors. Com quatro finais, o Grêmio está ao lado de Cruzeiro - também campeão duas vezes e vice outras duas - e Santos - três títulos e um vice.

Se chegar à final de 2017, o Tricolor ficará a uma decisão do recordista brasileiro. O São Paulo é o clube do país que mais brigou pelo título da Libertadores. Os paulistas ostentam três conquistas e três vices. Sem falar que o Grêmio, caso chegue à quinta final, ganhará posições no Top 10.

O Tricolor ficaria atrás apenas de Boca Juniors (seis títulos e quatro vices), Peñarol (cinco títulos e cinco vices), Independiente (sete títulos), Olímpia (três títulos e quatro vices), Nacional-URU (três títulos e três vices) e do próprio São Paulo. Há também a chance do Grêmio ficar atrás do River Plate. Na noite desta terça-feira, o clube argentino brigará pela sexta final. O River Plate, que tem três títulos e dois vices, saiu na frente do Lanús ao vencer, por 1 a 0.

 Grêmio atropelou o Barcelona fora de casa e ficou perto da sua quinta final na Libertadores!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio atropelou o Barcelona fora de casa e ficou perto da sua quinta final na Libertadores!
Para animar!
O Grêmio disputa a Libertadores pela 17ª vez e jamais perdeu como mandante para um rival equatoriano no torneio sul-americano, segundo levantamento do Sr. Goool. Em casa, o Grêmio recebeu cinco vezes clubes do Equador e obteve cinco vitórias. Um dos triunfos de 1995, aliás, foi pelas semifinais. O Grêmio eliminou o Emelec com os 2 a 0 em Porto Alegre. Detalhe: há 22 anos, os gaúchos conquistaram o segundo título na Libertadores. Em 1995, o Tricolor já havia batido o próprio Emelec (4 a 1), além do El Nacional (2 a 0) na Primeira Fase. Em 2013, na chamada Pré-Libertadores, o Imortal despachou a LDU com triunfos no tempo normal (1 a 0) e nos pênaltis (5 a 4). O último sucesso foi contra a mesma LDU, em 2016, por 3 a 0.

O Grêmio, levando em conta jogos dentro e fora de casa, fez 11 partidas contra equatorianos na Libertadores e perdeu só uma. Em 2013, a LDU bateu os tricolores, por 1 a 0, em Quito. Nessas 11 partidas, os brasileiros acumulam 23 gols a favor e sete tomados.

Na atual temporada, o Grêmio ostenta oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates longe da torcida e uma derrota como visitante. Ou seja, o Tricolor ostenta 100% na Arena do Grêmio. São 22 tentos pró e só sete contra. Aproveitamento geral de 78,8%.

Com os 3 a 0 no jogo de ida, o Grêmio poderá perder por até dois gols de diferença que estará em mais uma decisão de Libertadores. Caso o Barcelona devolva o placar de ida, a disputa será definida nos pênaltis.