Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 01 de novembro de 2017 às 16:13

Oeste tentará encerrar jejum paulista para aumentar a supremacia do estado na Série B

Estado de São Paulo acumula nove acessos nos pontos corridos, mas está na seca desde 2014

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Oeste surpreendeu o Paraná, na última terça-feira, ao vencer de virada, por 2 a 1, em pleno Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O triunfo deixou os paulistas a um ponto do rival tricolor que fecha o G4. O Rubro tentará encerrar o jejum de São Paulo na divisão e, de quebra, aumentar a supremacia do estado.

Segundo levantamento do Sr. Goool, os paulistas foram aqueles que mais subiram clubes para a Série A ao longo dos pontos corridos. De 2006 para cá, em nove oportunidades os representantes de São Paulo festejaram o acesso. Nas últimas duas temporadas, contudo, os paulistas passaram em branco. A Ponte Preta, em 2014, foi o último clube a garantir vaga na elite nacional.

A vitória do Oeste sobre o Paraná foi surpreendente por causa das campanhas dos rivais fora e em casa, respectivamente. O clube paulista fazia campanha modesta como visitante. Agora, porém, já tem 21 pontos fora de casa e ocupa a 5ª colocação na classificação do quesito. Já o Paraná tinha só uma derrota como mandante. O Tricolor, apesar do tropeço, ainda lidera entre os donos da casa com 41 pontos e aproveitamento de 80,4%.

No geral, contudo, a dupla está lado a lado. Após 31 jogos, o Oeste chegou a 55 pontos, ante 56 do Paraná. O Rubro, que jamais esteve na Série A, ostenta 14 vitórias (dez em casa e quatro fora), 13 empates (quatro como mandante e nove como visitante) e apenas seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora). Apenas o América Mineiro perdeu menos do que o Oeste (5). São 41 gols a favor e 27 tomados. Aproveitamento de 55,6%.

 Oeste não só venceu o Paraná fora de casa, como ainda ficou a um ponto do rival que fecha o G4 da Série B!Paraná / Site OficialOeste não só venceu o Paraná fora de casa, como ainda ficou a um ponto do rival que fecha o G4 da Série B!
Acessos na Série B!
Se São Paulo está na briga pelo seu décimo acesso, Santa Catarina não deverá comemorar nenhuma vaga esse ano. Os catarinenses aparecem na vice-liderança do ranking com oito acessos nos pontos corridos. Pernambuco, também fora da disputa, soma seis, um a mais do que a Bahia. Minas Gerais e Rio de Janeiro, por outro lado, ostentam quatro acessos cada. Os mineiros contam com o América na 3ª colocação da atual temporada.

Já o estado do Paraná aparece com só três acessos, assim como Goiás. Rio Grande do Norte e Ceará subiram uma vez cada. Os cearenses, aliás, estão na briga por mais uma vaga. O Ceará ocupa a vice-liderança da Série B com 58 pontos. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul poderá entrar na lista, uma vez que o Internacional lidera a divisão com 61 pontos.

Para manter o embalo, o Oeste voltará a campo na próxima terça-feira, às 20h30, quando receberá o Figueirense na Arena Barueri pela 34ª rodada da Série B.

Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:

2006

Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN

2007

Coritiba-PR Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA

2008

Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP

2009

Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO

2010

Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG

2011

Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP

2012

Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA

2013

Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC

2014

Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC

2015

Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG

2016

Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA