Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 02 de novembro de 2017 às 00:00

Grêmio se classifica para a quinta final da Libertadores e tentará acabar com a sina contra argentinos

Entre as quatro finais que disputou, o Grêmio perdeu duas, ambas para os hermanos

da Redação -

Rio Grande do Sul - O Grêmio fez valer a vantagem conquistada no Equador - vitória por 3 a 0 - e, nesta quarta-feira, confirmou sua vaga à final da Libertadores mesmo com a derrota, por 1 a 0, para o Barcelona, em Porto Alegre. Essa será a quinta vez do Tricolor na decisão do torneio mais importante da América do Sul. O Imortal enfrentará o Lanús, algoz do River Plate, e tentará acabar com a sina diante dos argentinos.

Entre as quatro finais que disputou, o Grêmio perdeu duas, ambas para os hermanos. Em 1984, um ano após conquistar seu primeiro título contra o uruguaio Peñarol, o Grêmio sucumbiu diante do Independiente, maior vencedor da competição. Os argentinos venceram no Olímpico, por 1 a 0, e seguraram o 0 a 0 em Buenos Aires.

A segunda volta olímpica dos gaúchos foi em 1995 diante do colombiano Atlético Nacional. Mas na última vez que o Grêmio esteve na decisão caiu ante o Boca Juniors. Em 2007, os argentinos atropelaram os brasileiros, por 3 a 0, na La Bombonera. Não satisfeito, o Boca Juniors ainda fez 2 a 0 no Olímpico.

 Torcida do Grêmio fez muita festa com a classificação para a quinta final da Libertadores!Lucas Uebel / GrêmioTorcida do Grêmio fez muita festa com a classificação para a quinta final da Libertadores!
Brasil x Argentina!
Agora, o Grêmio terá a missão de acabar com essa síndrome. As finais serão em 22 e 29 de novembro. O Lanús, por ter melhor campanha, poderá decidir o título em La Fortaleza. Na atual temporada, o Grêmio ostenta oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates longe da torcida e duas derrotas (uma lado da torcida e outra como visitante). São 22 tentos pró e só oito contra. Aproveitamento geral de 72,2%.

Se a Argentina deu sua última volta olímpica no torneio em 2015 com o River Plate, o Brasil está na seca desde a conquista do Atlético Mineiro em 2013. Argentinos e brasileiros são os recordistas em decisões da Libertadores. Os hermanos acumulam 24 títulos e nove vices, enquanto os brasucas têm 17 voltas olímpicas e 15 vices. Com cinco finais, o Grêmio ultrapassou, dentro do território nacional, Cruzeiro - campeão duas vezes e vice outras duas - e Santos - três títulos e um vice.

Agora, o Tricolor só está atrás do São Paulo, dono de três títulos e três vices. No geral, o Imortal vê a sua frente Boca Juniors (seis títulos e quatro vices), Peñarol (cinco títulos e cinco vices), Independiente (sete títulos), Olímpia (três títulos e quatro vices), Nacional-URU (três títulos e três vices) e o próprio São Paulo.