Rio de Janeiro - A vitória do Fluminense, por 2 a 1, sobre o Botafogo em pleno Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no último sábado, valeu muito mais do que pontos para o Tricolor se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A. Esse foi o primeiro triunfo do time do técnico Abel Braga em clássico carioca pelo Brasileirão 2017. Enquanto isso, o Fogão, apesar da derrota, garantiu a melhor campanha ao lado do Vasco.
O Fluminense, que também conquistou sua primeira virada em todo o Nacional, ostenta dois empates (2 a 2 com o Flamengo e 0 a 0 com o mesmo Rubro-negro) e três derrotas (1 a 0 para Botafogo e Vasco, além de 3 a 2 para o Gigante da Colina) diante de rivais do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a situação do Botafogo é diferente.
O Flamengo, aliás, decepcionou nos duelos estaduais. Para se ter uma ideia, o Mengo empatou os três jogos como mandante - 0 a 0 contra Botafogo e Vasco, além do 1 a 1 ante o Fluminense. Como visitante, o Rubro-negro até passou pelo Vasco (1 a 0), mas empatou com o Fluminense (2 a 2) e perdeu do Botafogo (2 a 0).
Na classificação, o Botafogo se manteve na zona da Libertadores com 48 pontos, enquanto o Fluminense abriu vantagem para a zona de rebaixamento ao chegar aos 42 pontos. A Estrela Solitária voltará a campo na quarta-feira, às 21 horas, para encarar o Sport na Ilha do Retiro, em Recife, pela 33ª rodada. O Flu, por sua vez, jogará na quinta-feira, também às 21 horas, contra o Coritiba no Maracanã.