São Paulo - O Bragantino, no ano passado, foi rebaixado à Série C após nove anos consecutivos na Série B do Campeonato Brasileiro. Com a queda dos paulistas, o Paraná assumiu a liderança isolada no quesito ao chegar a dez temporadas seguidas no segundo escalão nacional. O Tricolor, contudo, também poderá se despedir da divisão, assim como o Ceará, outra figurinha carimbada. Com esse cenário, os paulistas voltariam a assumir novamente o posto.
Mas é tudo na condicional. Afinal, a Série B ainda tem mais cinco rodadas e 15 pontos em disputa. Neste momento, o Oeste - que passaria a ser o clube há mais tempo na divisão - também luta pelo acesso. Ao vencer o próprio Paraná, o Rubro chegou aos 55 pontos, um a menos do que os paranistas que fecham a zona de acesso.O Paraná está na Série B desde 2008, um ano após a queda na Série A. Desde então, o Tricolor não saiu do lugar. No momento, são 56 pontos com 16 vitórias, oito empates e nove derrotas. Aproveitamento de 56,6%. O 5º colocado Oeste tem 14 triunfos, 13 empates e seis derrotas. Desempenho de 55,6%. O Oeste figura na Série B desde 2013, um ano após o acesso com direito a título na Série C.
As figurinhas carimbadas voltarão a campo já nesta terça-feira pela 34ª rodada. O Oeste receberá o Figueirense às 20h30, na Arena Barueri. No mesmo horário, o Paraná medirá forças ante o Brasil no Bento de Freitas, em Pelotas. Já o Ceará receberá o Guarani às 21h30, no Estádio Castelão, em Fortaleza.