Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 10 de novembro de 2017 às 10:35

Pernambuco tem seus três clubes na degola das Séries A e B e poderá repetir desastre paulista

Sport entrou na degola da Série A, enquanto Santa Cruz e Náutico estão na zona do descenso da Série B

da Redação -

Pernambuco - A temporada 2018 está longe da imaginada pelos torcedores de Náutico, Santa Cruz e Sport. Os três principais clubes de Pernambuco estão na zona de rebaixamento das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O Leão da Ilha foi o último a marcar presença no inferno ao ser derrotado pelo Botafogo, por 2 a 1, em plena Ilha do Retiro, em Recife. Se confirmado o desastre, o trio nordestino repetirá a desgraça paulista. Segundo levantamento do Sr. Goool, São Paulo é o único estado que já teve, na mesma temporada, três clubes rebaixados nas duas principais divisões nacionais durante os pontos corridos.

O Sport tem mais cinco rodadas e 15 pontos em disputa para evitar a queda na Série A. O Leão da Ilha fechou a 33ª rodada no 17º lugar com 36 pontos, dois a menos do que o primeiro rival fora da zona do descenso. Enquanto isso, Timbu e Santinha poderão amargar o descenso já neste sábado. O Tricolor está na 18ª colocação com 33 pontos, sete a menos do que o 16º colocado. O Náutico faz pior ao amargar a vice-lanterna da Série B com 31 pontos. Sem falar que a divisão terá só mais quatro rodadas e 12 pontos em disputa.

 Sport foi derrotado em casa pelo Botafogo e terminou a rodada na zona de rebaixamento do Brasileirão!Williams Aguiar / SportSport foi derrotado em casa pelo Botafogo e terminou a rodada na zona de rebaixamento do Brasileirão!
Se os pernambucanos ainda podem evitar o revés, os paulistas - sempre maioria nas divisões do Brasileirão - já acumulam quatro temporadas com quedas triplas nos pontos corridos. A primeira vez ocorreu em 2006, quando Ponte Preta e São Caetano caíram na Série A e o Guarani completou a hecatombe na Série B. Em 2007 foi o inverso. O Brasileirão anotou a inédita queda do Corinthians e o segundo escalão nacional registrou os descensos de Paulista e Ituano.

Em 2010, os rebaixamentos foram de Guarani e Grêmio Prudente (Série A), além do Santo André (Série B). Já em 2012, o Palmeiras voltou para a Série B e Guarani e Grêmio Barueri foram para a Série C. Mas a maior tragédia dos paulistas aconteceu em 2013. Há quatro anos, São Paulo chorou nada menos do que quatro rebaixamentos nas duas primeiras divisões. Portuguesa e Ponte Preta não se seguraram na Série A, enquanto Guaratinguetá e São Caetano deixaram a Série B.

O Santa Cruz, fora da Série C desde 2013, fará um confronto direto ante o Boa Esporte, em Varginha, no sábado, às 17h30. No mesmo dia e horário, o Náutico enfrentará o Londrina na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O Sport, por sua vez, medirá forças contra o lanterna Atlético Goianiense no domingo, às 17 horas, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.