Bahia - O Bahia, de figurante e candidato ao rebaixamento, passou a ser protagonista e postulante a uma vaga na Libertadores. O Esquadrão, ao vencer o ameaçado Avaí, por 2 a 1, na Ressacada, em Florianópolis, pegou o elevador e ficou a apenas cinco pontos do G7 no Campeonato Brasileiro da Série A. O Tricolor terá mais cinco rodadas e 15 pontos em disputa para fazer história. Jamais um clube baiano garantiu presença no principal torneio sul-americano durante os pontos corridos.
De 2003 para cá, o Bahia disputou seis edições do Brasileirão e sua melhor posição foi o 12º lugar em 2013. O rival Vitória é o responsável pela melhor campanha do estado na Série A. O Leão, por muito pouco, não agarrou uma vaga na Libertadores há quatro anos ao terminar em 5º lugar, a dois pontos do G4. O Bahia, no entanto, já conhece a Liberta.Campeão da Taça Brasil em 1959 e do Brasileirão em 1988, o Esquadrão disputou o torneio da América do Sul em 1960 e 1989, além da edição de 1964. O último nordestino na Libertadores, contudo, foi o pernambucano Sport. O Rubro-negro foi campeão da Copa do Brasil em 2008 e jogou a competição no ano seguinte.
Em 33 rodada, o Bahia ostenta 12 vitórias (nove em casa e três fora), nove empates (três como mandante e seis como visitante) e 12 derrotas (quatro diante da torcida e oito fora), além de 44 gols a favor e 42 tomados. Aproveitamento de 45,5%. No returno, o Esquadrão soma, em 14 jogos, 22 pontos, quatro a menos do que o líder Botafogo.
Sem perder há quatro jogos, sendo duas vitórias seguidas, o Bahia voltará a campo no próximo domingo, às 18 horas, para encarar o Atlético Mineiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 34ª rodada do Brasileirão. Como mandante, o Tricolor tem o quinto melhor desempenho. São 30 pontos em 16 confrontos.