Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 11 de novembro de 2017 às 19:23

América Mineiro volta a conquistar acesso ao Brasileirão e garante recorde na Série B

Coelho confirmou seu terceiro acesso nos pontos corridos e igualou Sport, Vitória, Avaí e Vasco

da Redação -

Minas Gerais - Se o Internacional ainda não conhece o caminho para a Série A, o América Mineiro é especialista em atalhos na Série B do Campeonato Brasileiro. Não por acaso, o Coelho pulou todos os obstáculos e conseguiu subir mais uma vez ao céu da elite nacional. O América obteve seu terceiro acesso nos pontos corridos, neste sábado, ao superar o Figueirense, por 2 a 1, em pleno Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 35ª rodada. Os mineiros ainda assumiram a liderança após o torpeço do Colorado em pleno Beira-Rio ante o Vila Nova (1 a 1).

Rebaixado na Série A em 2016, o clube mineiro volta novamente ao Brasileirão. Os outros acessos com o atual formato foram obtidos em 2010, com a 4ª colocação, e em 2015, também com a última vaga. Agora, o América se torna recordista em acessos de 2006 para cá. Assim como o representante de Belo Horizonte, Sport, Vitória, Avaí e Vasco - todos na principal divisão do país - também já subiram três vezes no período analisado.

A Série B de pontos corridos ainda tem os acessos de Náutico, Coritiba, Portuguesa, Atlético Goianiense, Figueirense, Bahia e Ponte Preta em duas oportunidades, além de Atlético Mineiro, América de Natal, Ipatinga, Corinthians, Santo André, Grêmio Barueri, Guarani, Ceará, Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense, Palmeiras, Chapecoense, Joinville, Botafogo e Santa Cruz uma vez cada.

Sem falar que Minas Gerais chegou ao 5º acesso, assim como a Bahia. São Paulo, porém, continua sendo o recordista com nove vagas, uma a mais do que Santa Catarina. Já Pernambuco soma seis. Rio de Janeiro, por outro lado, ostenta quatro acessos. O Paraná, por sua vez, aparece com três acessos, assim como Goiás. Rio Grande do Norte, Ceará e, agora, Rio Grande do Sul subiram uma vez cada.

 América Mineiro, com aquela forcinha, garantiu seu terceiro acesso na Série B de pontos corridos!América Mineiro / Site OficialAmérica Mineiro, com aquela forcinha, garantiu seu terceiro acesso na Série B de pontos corridos!
Pulando casas...
Vendo a campanha do América Mineiro, o acesso não foi tão complicado. O Coelho esteve entre os quatro primeiros colocados em 25 oportunidades, sendo oito na liderança. O clube mineiro entrou no G4 na 11ª rodada e não saiu mais. Agora, o América ainda poderá lutar pelo título da Série B com o Internacional. O clube, por sinal, já tem a conquista da divisão em 1997.

Em 35 partidas, o América acumula 18 vitórias (dez em casa e oito fora), 12 empates (cinco como mandante e sete como visitante) e só cinco derrotas (duas ao lado da torcida e três fora), além de 44 gols a favor e 25 tomados. Aproveitamento de 62,9%.

Apenas um ponto o América não pode comemorar. O Coelho subiu para a Série A com a terceira pior média de público da Série B. Em 17 partidas como mandante, o clube garantiu média de 2.340 torcedores e total de 39.785 pagantes. Com o acesso garantido, a torcida poderá mudar essa história já na próxima terça-feira, às 21h30, quando o América receberá o Juventude no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada.

Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:

2006

Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN

2007

Coritiba-PR Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA

2008

Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP

2009

Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO

2010

Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG

2011

Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP

2012

Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA

2013

Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC

2014

Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC

2015

Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG

2016

Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA

2017

América Mineiro-MG