Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 11 de novembro de 2017 às 19:38

Náutico confirma o que todos já sabiam: rebaixamento à Série C do Brasileirão

Timbu está desde a 2ª rodada na zona do descenso teve 54% dos seus jogos terminados em derrota

da Redação -

Pernambuco - O torcedor do Náutico não pode alegar que ficou surpreso com o rebaixamento do clube do coração à Série C. É sempre difícil, mas rodada a rodada a torcida já vinha se preparando para o pior. A queda foi confirmada neste sábado após a derrota, pro 2 a 1, para o Londrina na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Timbu só esteve fora da zona do descenso na 1ª rodada.

E não é só isso! Foram 16 rodadas na lanterna e 18 na penúltima colocação. Para se ter uma ideia, a primeira vitória do clube pernambucano na edição 2017 aconteceu apenas na 12ª rodada. Na oportunidade, o Náutico fez 1 a 0 no ABC, justamente o atual lanterna e também rebaixado ao terceiro escalão nacional. A campanha atual do Alvirrubro diz tudo sobre o momento do clube.

São apenas oito triunfos (cinco em casa e três fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e nada menos do que 20 derrotas (nove diante da torcida e 11 fora), além de apenas 28 gols a favor e 46 tomados. Aproveitamento de 29,5%. Em 54,2% dos jogos, o Náutico deixou o campo derrotado. Não tem como escapar da degola diante de tal dado.

 Torcedores do Náutico, desde o início, já esperavam pelo rebaixamento do Náutico na Série B!Náutico / Site OficialTorcedores do Náutico, desde o início, já esperavam pelo rebaixamento do Náutico na Série B!
Fazia tempo...
O Náutico, desde que a Série B passou a ser disputada por pontos corridos ou as divisões do Brasileirão passaram a ser quatro, ainda não tinha visitado a Série C. A última vez do Timbu no inferno tinha sido em 1999. De lá para cá, o clube pernambucano figurou na Série A por cinco temporadas (2007, 2008, 2009, 2012 e 2013).

Com a primeira queda nos pontos corridos, o Náutico se junta a São Raimundo, Paulista, Santa Cruz, Remo, Ituano, Marília, Criciúma, Gama, Juventude, Fortaleza, Campinense, Brasiliense, Santo André, Salgueiro, Duque de Caxias, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano, ASA, Portuguesa, Macaé, Boa Esporte, Mogi Mirim, Joinville, Tupi, Bragantino e Sampaio Corrêa.

Paysandu, Guarani, CRB, Ipatinga, América de Natal e Icasa, por outro lado, somam duas quedas cada. Já ABC e Vila Nova são os recordistas no quesito com três quedas cada desde 2006. Ao todo, 36 clubes diferentes foram rebaixados no período analisado.

Além do time, a torcida também deixou a desejar. O Náutico ocupa a modesta 14ª colocação no ranking de público com média de 3.035 pagantes. Na próxima terça-feira, o Timbu voltará a campo para encarar o Criciúma às 19h15, no Estádio Heriberto Hülse, no interior catarinense, pela 36ª rodada da Série B.

Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:

2006

Paysandu, Guarani, São Raimundo e Vila Nova

2007

Paulista, Santa Cruz, Remo e Ituano

2008

Marília, Criciúma, Gama e CRB

2009

Juventude, Fortaleza, Campinense e ABC

2010

Brasiliense, Santo André, Ipatinga e América de Natal

2011

Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias

2012

CRB, Guarani, Ipatinga e Grêmio Barueri

2013

Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA

2014

Portuguesa, Vila Nova, Icasa e América de Natal

2015

Macaé, ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim

2016

Joinville, Tupi, Bragantino e Sampaio Corrêa

2017

ABC e Náutico