Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 11 de novembro de 2017 às 21:00

Santa Cruz sente a falta da torcida e amarga o rebaixamento na Série B do Brasileirão

Santa Cruz completou o desastroso sábado dos nordestinos que tiveram três clubes rebaixados à Série C

da Redação -

Pernambuco - O Santa Cruz foi carregado pelo seu torcedor da Série D até a Série A do Campeonato Brasileiro. Mas os tricolores sumiram dos estádios de um tempo para cá. E sem a força das arquibancadas, o Santinha despencou. Neste sábado, o clube pernambucano apanhou do Boa Esporte, por 4 a 2, em Varginha, pela 35ª rodada da Série B e, com a vitória do Guarani sobre o CRB, por 2 a 1, teve seu descenso confirmado na Série C.

É verdade que o Santa Cruz ocupa a 8ª colocação no ranking de público da Série B com média de 4.578 pagantes, mas muito abaixo dos 35 mil fãs que tiraram o clube da Série D. Em 17 partidas ao lado da torcida, o Tricolor sequer contou com a força de 100 mil fanáticos no Estádio do Arruda (77.818). Só contra o Internacional o Santa Cruz levou mais de dez mil pagantes ao estádio (20.415).

A queda tricolor ainda completa o desastre nordestino. Além do Santa Cruz, ABC e Náutico também amargam o descenso nesta rodada. O rebaixamento dos três, contudo, não foi nenhuma surpresa. Em relação ao Santinha foram 12 rodadas entre os quatro piores colocados. O Tricolor entrou definitivamente na degola durante a 27ª rodada.

 Torcida tricolor não marcou tanta presença e viu o Santa Cruz ser rebaixado na Série B do Brasileirão!Santa Cruz / Site OficialTorcida tricolor não marcou tanta presença e viu o Santa Cruz ser rebaixado na Série B do Brasileirão!
Não tinha como...
A campanha do Santa Cruz, até aqui, tem apenas sete vitórias (cinco em casa e duas fora) - o menor número entre os 20 clubes da divisão -, 12 empates (seis como mandante e seis como visitante) e nada menos do que 16 derrotas (seis diante da torcida e dez fora), além de 36 gols a favor e 48 tomados. Aproveitamento modesto de 31,4%.

Com mais esta queda nos pontos corridos, o Santa Cruz se junta a Paysandu, Guarani, CRB, Ipatinga, América de Natal e Icasa que também caíram duas vezes. Já ABC e Vila Nova são os recordistas no quesito com três quedas cada desde 2006. Ao todo, 36 clubes diferentes foram rebaixados no período analisado.

Com um rebaixamento na divisão há São Raimundo, Paulista, Santa Cruz, Remo, Ituano, Marília, Criciúma, Gama, Juventude, Fortaleza, Campinense, Brasiliense, Santo André, Salgueiro, Duque de Caxias, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano, ASA, Portuguesa, Macaé, Boa Esporte, Mogi Mirim, Joinville, Tupi, Bragantino, Sampaio Corrêa e, agora, Náutico.

O Santa Cruz voltará a campo já na terça-feira, às 21h30, para cumprir tabela contra o Paraná no Estádio do Arruda, em Recife, pela 36ª rodada.

Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:

2006

Paysandu, Guarani, São Raimundo e Vila Nova

2007

Paulista, Santa Cruz, Remo e Ituano

2008

Marília, Criciúma, Gama e CRB

2009

Juventude, Fortaleza, Campinense e ABC

2010

Brasiliense, Santo André, Ipatinga e América de Natal

2011

Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias

2012

CRB, Guarani, Ipatinga e Grêmio Barueri

2013

Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA

2014

Portuguesa, Vila Nova, Icasa e América de Natal

2015

Macaé, ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim

2016

Joinville, Tupi, Bragantino e Sampaio Corrêa

2017

ABC, Náutico e Santa Cruz