Rio Grande do Sul - O Internacional não teve a facilidade esperada para conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, mas a vaga estava garantida por outro motivo que vai além das quatro linhas. Segundo levantamento do Sr. Goool, desde 2008, o campeão de público também garante sua subida para a Série A. Com o Colorado não foi diferente. Mesmo após altos e baixos do time - Antônio Carlos Zago e Guto Ferreira foram demitidos -, a torcida sempre se fez presente nas arquibancadas.
É verdade que o acesso foi oficializado em Barueri, durante o empate sem gols ante o Oeste pela 36ª rodada, mas a média de pagantes não deixa dúvida. O Internacional, em 18 partidas ao lado do torcedor, obteve média de 23.173 apaixonados e público total de 417.113 espectadores. Para se ter uma ideia, o Colorado ocupa a 4ª colocação no ranking agrupado com todos os participantes das Séries A, B, C e D. O Inter está dois postos a frente do rival Grêmio, vice-líder o Brasileirão (20.843).O Internacional, com possibilidade de título, ainda fará mais um jogo no Beira-Rio. Na 38ª e última rodada, os gaúchos receberão o Guarani no sábado, 25 de novembro, às 17h30, com a chance de melhorar a marca fora de campo. Em comparação aos outros líderes de público que subiram de divisão, o Colorado fica atrás das médias de Atlético Mineiro, Vasco e Corinthians. A sequência atual de dobradinha campo-arquibancada começou com os paulistas em 2008.
Nos pontos corridos da Série B, o Atlético Mineiro também faz parte da turma que subiu com a melhor média de público. O Galo, em 2006, teve média de 31.922 pagantes ao longo do acesso. A única exceção é o Santa Cruz, em 2007. O Santinha até deu show nas arquibancadas (28.228), mas em campo amargou o rebaixamento à Série C. Os acessos, naquela oportunidade, ficaram com Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória.