Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 16 de novembro de 2017 às 00:11

Improvável, mas maior campeão dos pontos corridos! Corinthians volta a faturar título do Brasileirão

Timão surpreendeu todos, bateu recordes e garantiu seu sétimo título na Série A, o quarto no atual formato

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Improvável! Assim pode ser definido o time do Corinthians e até mesmo o título conquistado, nesta quarta-feira, contra o Fluminense, de virada, por 3 a 1, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Jô (2) e Jadson anotaram os tentos alvinegros. Incerto antes do início da temporada. Duvidoso antes dos recordes quebrados no turno. Quem poderia imaginar que Fábio Carille conseguiria dar liga a um ataque, por exemplo, com Romero, Kazim e Jô (antes de ser artilheiro e fundamental para a volta olímpica)? O futebol, contudo, não é e nunca foi certo, exato. Tanto é verdade que o Timão não só garantiu seu sétimo título no Brasileirão como ainda se tornou o maior campeão dos pontos corridos com quatro conquistas, superando Cruzeiro e São Paulo.

Há ainda quem duvide do Alvinegro do Parque Jorge, coloque "poréns" no feito paulista e aponte esse ou aquele clube com jogadores melhores, com técnico rodado e com time tendo futebol melhor. O fato é que todos os rivais não tiveram a sequência corintiana no turno, não aguentaram a pressão em jogos decisivos e não conseguiram vencer o próprio Corinthians. Sem falar que os adversários não entenderam que uma vitória vale três pontos na 1ª e também na 38ª e última rodada. Corinthians, time dos recordes que, independentemente do cacife dos seus jogadores, já está marcado na história.

Nenhum outro clube fechou o turno do Brasileirão com tantos pontos (47), tantas vitórias (14) e de forma invicta - ao todo foram 20 partidas sem derrota. Nenhum outro campeão assumiu a liderança com tamanha antecedência como o Corinthians. Na 5ª rodada, o Timão garantiu o 1º lugar e não largou mais. Grêmio, Flamengo, Santos e Palmeiras até estiveram na vice-liderança, mas jamais chegaram perto do líder. A menor diferença no início até pode ter sido de um ponto, mas chegou a incríveis 11 na 20ª rodada.

 Fábio Carille e Jô - dois dos principais personagens da sétima conquista do Corinthians no Brasileirão!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansFábio Carille e Jô - dois dos principais personagens da sétima conquista do Corinthians no Brasileirão!
Improváveis, mas...
Cássio, Fagner, Balbuena, Jadson, Rodriguinho e Jô são os atletas experientes no elenco corintiano. Mas quem imaginaria que Guilherme Arana, cria do Terrão e de apenas 20 anos, assumiria a lateral esquerda como ninguém e se transformaria no melhor da posição? Ou que Gabriel, vindo do principal rival, solucionaria o problema da saída de Ralf? E o que dizer de Romero, que até não tem aquele futebol, mas deixa a alma em campo e ainda cresce em clássicos? Não dá para esquecer dos reservas imediatos. Clayson virou o novo Tupãzinho, Giovanni Augusto marcou um gol - olha a palavra aqui de novo! - improvável contra o Atlético Paranaense. Kazim decidiu o jogo contra o Avaí. E Walter? Era apontado como reforço de um rival, mas entrou em campo e pegou pênalti em seu primeiro duelo na temporada.

Elenco! O grupo do Corinthians, nome por nome, pode até não chamar a atenção, mas um certo técnico soube aproveitar a qualidade de cada um. Fábio Carille tinha a ingrata missão de substituir Tite, um dos maiores ou até mesmo o maior comandante da história centenária do Timão. Cabeça dura em alguns momentos? Qual técnico não tem suas convicções a ponto de irritar os torcedores? Na história, porém, estará que Carille faturou o Paulistão, venceu todos os clássicos contra o Palmeiras, bateu recordes atrás de recordes no Brasileirão e fechou o ano com o título da Série A. Quem imaginaria isso no início de 2017? Nem você, louco do bando!

 Loucos do bando lotaram mais uma vez a Arena Corinthians e, desta vez, soltaram o grito de "é campeão"!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansLoucos do bando lotaram mais uma vez a Arena Corinthians e, desta vez, soltaram o grito de "é campeão"!
Sempre loucos e fieis!
Falando na Fiel, aliás, é lógico que os torcedores têm seu espaço nesta conquista. Qual clube colocou mais de 30 mil em todos os seus jogos em casa além do Corinthians? Resposta: nenhum! Sem falar que 13 públicos superaram a barreira dos 40 mil apaixonados. O recorde foi visto no clássico ante o Palmeiras (46.909). Não por acaso, o Timão lidera com folga o ranking de público com média de 39.673 pagantes. Como comparação, em 2015, no primeiro ano cheio e de título da Arena Corinthians, a média ficou em 34.150 espectadores.

O Coringão foi campeão com 21 vitórias (12 em casa e nove fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e seis derrotas (duas ao lado da torcida e quatro fora). Aproveitamento de 67,6%. Os paulistas ainda têm a melhor campanha como mandante. São 40 pontos em 18 jogos. A festa alvinegra continuará no próximo domingo, às 17 horas, na Ilha do Urubu, contra o Flamengo pela 36ª rodada.

O Corinthians ainda terá mais três confrontos e nove pontos em disputa. Não poderá bater seu recorde de 81 pontos em 2015, mas poderá igualar Cruzeiro, em 2014, e Palmeiras, em 2016, que alcançaram 80 pontos. Só o trio, de 2006 para cá, chegou a tal marca. Diante de todos os fatos expostos acima, será que alguém ainda duvida da força corintiana?