Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 18 de novembro de 2017 às 19:21

Ceará evita Clássico-Rei e conquista acesso na Série B antes de entrar em campo

Vozão se deu bem com os tropeços de Londrina e Oeste pela 37ª e penúltima rodada

da Redação -

Ceará - Clássico-Rei que nada! O Ceará não permitiu o reencontro com o maior rival Fortaleza em divisões nacionais na temporada 2018. Se o Tricolor obteve o acesso na Série C, o Vozão fez ainda mais bonito e pulou para a Série A. A festa foi obtida, neste sábado, antes mesmo do clube nordestino entrar em campo para encarar o Criciúma no Heriberto Hülse pela 37ª e penúltima rodada da Série B. Na partida, tudo igual (1 a 1). Na 3ª colocação com 64 pontos, o Ceará já não pode mais ser alcançado por Londrina e Oeste que tropeçaram. Assim, o Alvinegro se junta a América Mineiro, Internacional e Paraná que também garantiram o acesso na divisão.

O Ceará e, consequentemente, o estado cearense estavam fora da elite nacional desde 2011. De 2012 para cá, o Vozão disputou a Série B e o mais próximo que chegou do G4 foi o 7º lugar em 2013. Desta vez, contudo, o Alvinegro não deu bobeira e fez questão de garantir seu lugar entre os quatro primeiros colocados. O início até não foi fácil, mas o clube nordestino se encontrou no final do turno.

Tanto é verdade que o Ceará esteve pela primeira vez no G4 durante a 18ª rodada. A entrada definitiva aconteceu na 28ª rodada. Agora, já são 16 rodadas na zona de acesso. O Vozão subiu com 18 vitórias (dez em casa e oito fora), dez empates (cinco como mandante e cinco como visitante) e nove derrotas (três em casa e seis fora), além de 45 gols a favor e 32 tomados. Aproveitamento de 57,7%.

 VOZÃO NA PRIMEIRA! Ceará encerrou o jejum e conquistou o acesso para a principal divisão do Brasileirão!Lucas Moraes / CearáVOZÃO NA PRIMEIRA! Ceará encerrou o jejum e conquistou o acesso para a principal divisão do Brasileirão!
Outro na conta!
Esse foi o segundo acesso do Ceará na Série B de pontos corridos. A vaga de 2009 foi obtida com o 3º lugar e 19 triunfos, 11 igualdades e oito tropeços, além de 54 tentos pró e 34 contra. Com o acesso do Ceará, o Nordeste segue sua rotina de festejar clubes na Série A. De 2006 para cá, a região só não subiu em 2008 e 2014.

O estado do Ceará obteve seu segundo acesso nos pontos corridos. São Paulo, por outro lado, é o recordista com nove vagas, uma a mais do que Santa Catarina. Já Pernambuco soma seis, contra cinco da Bahia. Minas Gerais e Rio de Janeiro, por outro lado, ostentam quatro acessos cada. O Paraná, por sua vez, aparece com três acessos, assim como Goiás. Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul subiram uma vez cada.

Na última rodada, o Ceará receberá o rebaixado ABC no Estádio do Castelão, em Fortaleza, no sábado, às 17h30. Como mandante, o Vozão ostenta 35 pontos em 18 rodadas. A torcida também tem feito sua parte. O Alvinegro ocupa a vice-liderança do ranking com média de 18.586 pagantes. Sem falar que o Ceará tem o recorde de público do Castelão em 2017 e da Série B com 44.172 torcedores no embate ante o Paysandu.

Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:

2006

Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN

2007

Coritiba-PR Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA

2008

Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP

2009

Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO

2010

Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG

2011

Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP

2012

Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA

2013

Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC

2014

Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC

2015

Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG

2016

Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA

2017

América Mineiro-MG, Internacional-RS, Ceará-CE e Paraná-PR