Paraná - O Paraná começou a temporada 2017 com fardo de ser o clube com a maior sequência de Série B do Campeonato Brasileiro entre os 20 participantes. O Tricolor estava na divisão desde 2008, um ano após a queda. O verbo no passado significa que, finalmente, a Gralha voou para a Série A. O acesso foi obtido neste sábado com a vitória, por 1 a 0, sobre o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 37ª e penúltima rodada. O Tricolor se junta a América Mineiro, Internacional e Ceará que também deixaram o segundo escalão nacional rumo à elite do Brasileirão.
O acesso, contudo, não foi nada fácil. Para se ter uma ideia, Matheus Costa é o terceiro comandante do clube na Série B e o quarto na temporada. E tem mais! O Paraná só deu esperança a seu torcedor na 24ª rodada, quando entrou no G4 e não saiu mais. Já são 14 rodadas entre os quatro melhores colocados da Série B.O Tricolor conseguiu voltar para a Série A com 18 vitórias (14 em casa e quatro fora), nove empates (dois como mandante e sete como visitante) e dez derrotas (duas ao lado da torcida e oito fora), além de 48 gols a favor e 27 tomados. Aproveitamento de 56,8%. Os números são claros. Apesar da festa ter sido fora de casa, o Paraná obteve seu acesso, principalmente, como mandante.
O estado do Paraná chegou ao quarto acesso nos pontos corridos e igualou Minas Gerais e Rio de Janeiro. São Paulo, por outro lado, é o recordista com nove vagas, uma a mais do que Santa Catarina. Já Pernambuco soma seis, contra cinco da Bahia. Goiás, por sua vez, segue com três, enquanto o Ceará obteve seu segundo acesso. Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul subiram uma vez cada.
Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:
2006
Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN
2007
Coritiba-PR Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA
2008
Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP
2009
Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO
2010
Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG
2011
Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP
2012
Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA
2013
Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC
2014
Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC
2015
Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG
2016
Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA
2017
América Mineiro-MG, Internacional-RS, Ceará-CE e Paraná-PR