Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 23 de novembro de 2017 às 16:55

Rodada final da Série B terá dois jogos com árbitras centrais da FIFA

Déborah Cecília e Edina Alves Batista foram escaladas para partidas da 38ª rodada

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Elas chegaram à Série B! Vejam só como o futebol brasileiro, ou melhor, mundial está atrasado. Em pleno século XXI, é necessário comemorar a presença de duas árbitras centrais na Série B do Campeonato Brasileiro. E mais! Festejar mesmo sendo dois jogos que não valem nada. Ainda assim é um tímido avanço. A paranaense Edina Alves Batista apitará Figueirense e Paysandu na sexta-feira, às 21h30, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 38ª rodada. No sábado, às 17h30, a pernambucana Déborah Cecília comandará Oeste e Goiás na Arena Barueri. Jogos importantes? De Série A? Por enquanto, nenhuma expectativa.

"É uma construção para o futuro", se limitou a dizer ao Sr. Goool Ana Paula Oliveira, ex-auxiliar e atual instrutora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Elas já atuaram na Série D e C e foram bem, agora vamos testar na Série B. Vamos sentir como se reage em relação à arbitragem feminina numa Série B e, quem sabe, no ano que vem teremos na Série A. Nós estamos fazendo um trabalho de acompanhamento muito sério da arbitragem feminina. Trabalho de preparação, de condicionamento físico e técnico, parte disciplinar... Hoje elas atendem a demanda que se exige nessas competições", explicou, em entrevista ao site da CBF, Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade.

 Déborah Cecília, depois de apitar jogos das Séries C e D, irá debutar em partidas da Série B do Brasileirão!Kin Saito / CBFDéborah Cecília, depois de apitar jogos das Séries C e D, irá debutar em partidas da Série B do Brasileirão!
Em 12 de junho do ano passado, Déborah Cecília apitou Murici e Campinense pelo Grupo A9 da Série D do Campeonato Brasileiro. Naquela momento, ela quebrou mais uma barreira. Desde 16 de outubro de 2005, nenhuma mulher havia apitado uma partida em divisões do Brasileirão. A última havia sido Sílvia Regina de Oliveira na vitória do Paysandu, por 2 a 1, sobre o Fortaleza, na Série A.

A pernambucana voltou a marcar presença na última divisão nacional, em 2017, ao arbitrar a vitória do Maranhão, por 3 a 0, sobre o Ríver em 28 de maio, além de ter avançado para a Série C e comandado os jogos entre Volta Redonda e Tombense (2 a 0) em 3 de junho e Macaé e Joinville (1 a 0) em 24 de junho. Neste ano, a árbitra da FIFA ainda trabalhou em confrontos do Brasileirão Feminino Séries A1 e A2, Copa do Nordeste, Copa Verde e Estadual Pernambucano, com direito a final. Déborah Cecília também acabou com a sequência de 17 temporadas sem uma árbitra central em clássicos pernambucanos.

Brasileirão, Libertadores...
Edina Alves também tem conquistado seu espaço. A paranaense de Goioerê foi a árbitra principal da final do Brasileirão Série A1 entre Corinthians e Santos. Edina também trabalhou na vitória da Aparecidense, por 3 a 0, sobre o União pela Série D em 5 de junho. Sem falar que ela ainda foi a árbitra brasileira na Libertadores Feminina.

O Brasil ainda conta com mais duas árbitras no quadro da FIFA. A paulista Regildenia de Holanda Moura não conseguiu apitar divisões nacionais na atual temporada, enquanto Rejane Caetano da Silva, além do Brasileirão Feminino Séries A1 e A2, Copa Verde e Cariocão, trabalhou na Série D, em 4 de junho, no empate entre Sinop e Anápolis, por 2 a 2. Pouco. Muito pouco para elas que precisam ter o mesmo preparo dos homens, mas não têm as mesmas chances deles.

 Edina Alves Batista esteve na final do Brasileirão Feminino, na Libertadores da categoria e, agora, apitará a Série B do Brasileirão!Arquivo PessoalEdina Alves Batista esteve na final do Brasileirão Feminino, na Libertadores da categoria e, agora, apitará a Série B do Brasileirão!
O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional (Saiba tudo neste tutorial!). A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. Acesse e compartilhe! (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)