Portal Eventos
Catarinense Série A
Em 24 de novembro de 2017 às 01:54

FCF lança Catarinense com regulamento aberto e três hipóteses; Simulador no Sr. Goool

Entidade planejou Catarinense por pontos corridos, mas ainda deseja ter mata-mata em 2018

da Redação -

Santa Catarina - Todos os anos, as Federações disputam um campeonato interno para saber qual entidade terá o Campeonato Estadual mais bagunçado da temporada. É verdade que 2018 ainda não começou, mas a Federação Catarinense de Futebol (FCF), com toda a certeza, saiu na frente. Para se ter uma ideia, a entidade do presidente Rubens Renato Angelotti lançou um regulamento aberto, com três opções de fórmula de disputa. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Catarinense ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)

Não satisfeita em acabar com a pré-temporada dos clubes por causa da Copa do Mundo e muito menos com as 18 datas oferecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FCF ainda espera mais algumas datas para "incrementar" o Catarinense. Na fórmula com 18 datas, a disputa seria nos pontos corridos com jogos de ida e volta. A entidade de Santa Catarina, no entanto, gostaria de, além dos pontos corridos, colocar semifinal e final. Essa segunda hipótese, porém, dificilmente acontecerá. Ainda assim, os catarinenses projetam ter mais uma data para a final, ou seja, a terceira hipótese. Essa até pode acontecer.

Em 2017, o Campeonato Catarinense teve turno - com campeão -, returno - com campeão - e a final do Estadual. A Chapecoense levou a melhor sobre o Avaí. A Chape estreará fora de casa contra o Concórdia em 17 de janeiro. O Concórdia é um dos clubes que subiram para a elite. O outro foi o Hercílio Luz que desafiará o Tubarão. A dupla pegou as vagas dos rebaixados Almirante Barroso e Metropolitano.

A 1ª rodada ainda terá o embate entre Figueirense e Criciúma, dois clubes da Série B do Brasileirão. O Joinville, por sua vez, receberá o Brusque, enquanto o vice-campeão Avaí enfrentará o Inter de Lages fora de casa.

Regulamento:
Os dez clubes se enfrentarão em turno e returno no sistema de pontos corridos. O clube que conquistar a maior pontuação será declarado campeão. Enquanto isso, os dois piores colocados serão rebaixados.

O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2019. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2019.