Santa Catarina - O Avaí, ao vencer o Palmeiras - campeão de 2016 -, voltou a sonhar em escapar do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. E Santa Catarina depende mesmo da força do Leão para voltar a não ter rebaixados na elite nacional. A Chapecoense já está livre da degola, enquanto o clube da capital ficou a um ponto de deixar o descenso. Segundo levantamento do Sr. Goool, os catarinenses tiveram clubes degolados nas últimas três temporadas do Brasileirão.
Ao meter 2 a 1 no Palmeiras, o Avaí até se manteve na penúltima colocação, mas chegou aos 39 pontos, um a menos do que o Vitória, primeiro rival fora da zona do medo. Em 36 rodadas, o clube de Florianópolis ostenta nove vitórias (quatro em casa e cinco fora), 12 empates (nove como mandante e três como visitante) e 15 derrotas (cinco ao lado da torcida e dez fora), além de 27 gols a favor (pior ataque) e 47 tomados. Aproveitamento de 36,1%.O Avaí, no período analisado, teve sua primeira queda registrada em 2011. O Leão voltaria a cair para a Série B em 2015 ao lado do Joinville. Um ano antes, o Criciúma já tinha sido rebaixado. Em 2016, a queda catarinense foi do Figueirense. São três anos seguidos de rebaixamentos de Santa Catarina. A temporada 2013, por outro lado, foi a última sem descenso do estado sulista.
Em compensação, os catarinenses acumularam os rebaixamentos de 2008 e 2012 com o Figueirense. São seis anos de quedas e cinco de alívio. O Avaí, no próximo domingo, às 17 horas, voltará a jogar na Ressacada, na capital de Santa Catarina, contra o Atlético Paranaense pela 37ª rodada. O Leão precisa vencer para seguir sonhando em fugir da queda. Em caso de tropeço, o Avaí poderá ser rebaixado já nesta rodada.