Rio Grande do Sul - O Campeonato Gaúcho será um dos poucos Estaduais que não mexerá no regulamento para 2018. Com a Copa do Mundo na próxima temporada, muitas Federações foram obrigadas a enxugar suas competições. Se a fórmula de disputa não terá novidades, o foco será no surpreendente campeão Novo Hamburgo que defenderá série invicta de nove jogos. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Gauchão já estão no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Gaúcho ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)
O Nóia, em 2017, superou Grêmio e Internacional na semi e na final, respectivamente, e faturou o primeiro título estadual da sua centenária história. Na reta final, o Novo Hamburgo emendou nove jogos sem derrota com três vitórias e seis empates. A estreia será contra o Caxias, em 17 de janeiro, no Estádio Centenário.O rival grená, aliás, não tem causado dores de cabeça ao Anilado. Em 2017, o Caxias perdeu do Novo Hamburgo, por 1 a 0, no Estádio do Vale. Em 2016, o representante de Caxias do Sul esteve na 2ª divisão e há dois anos apanhou de 2 a 1 fora de casa. O último triunfo do Caxias ante o Novo Hamburgo foi em 2014 no mesmo Estádio Centenário, por 2 a 1.
A próxima edição do Gauchão ainda terá o Internacional mais aliviado por ter obtido o acesso na Série B do Brasileirão. O Colorado estreará no Beira-Rio contra o Veranópolis. Já o Grêmio iniciará sua caminhada contra o São Luiz longe da torcida. Mesmo sendo o segundo maior vencedor do estado, o Tricolor está na seca desde 2010. Brasil e Juventude, outros dois representantes do Rio Grande do Sul nas divisões do Brasileirão, ficarão frente a frente logo na rodada inaugural.
Na semifinal, o classificado do confronto entre o 1º e o 8º colocado das quartas de final enfrentará o vencedor do duelo entre o 4º e o 5º colocado. Já o classificado do embate entre o 2º e o 7º colocado desafiará o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º colocado.
Os três melhores colocados terão vagas garantidas na Copa do Brasil 2019. O melhor colocado, entre aqueles que não participarão das Séries A, B ou C, terá vaga na Série D do Brasileirão 2019.