Portal Eventos
Cearense Série A
Em 29 de abril de 2013 às 17:37

Pela 60ª vez decisão do Campeonato Cearense não terá clássico entre Ceará e Fortaleza

Na outra semifinal do Estadual, o líder Icasa vai encarar o Guarany que ficou na quarta colocação

da Redação -

Ceará - Ceará e Fortaleza patinaram na fase de classificação e terão que se enfrentar pelas semifinais do Campeonato Cearense. Essa será a 60ª vez que o Estadual - em sua 99ª Edição - não terá o clássico dos dois clubes mais vitoriosos do Estado na decisão.

Entre 1915 e 1919 não foram contabilizados os vice-campeões. O Ceará foi o vencedor de todos esses Estaduais. De acordo com a Federação Cearense de Futebol (FCF), a decisão obedece "Processo 209/08 do TJDF/CE, de 17/12/2008. Nenhum outro participante foi oficializado".

Em 2013, o Vovô terminou na vice-liderança com 26 pontos, mesma pontuação do rival Fortaleza. Mas o Ceará levou vantagem no saldo de gols (13 a 8). O classificado desse duelo, com vantagem para o Ceará, vai encarar o vencedor do embate entre o líder Icasa e o quarto colocado Guarany.

A dupla terá que suar a camisa para ser campeão. O último título do interior no Cearense foi na longínqua temporada de 1992. Na oportunidade, a FCF dividiu o título entre Fortaleza, Ceará, Tiradentes e Icasa. No site oficial, a entidade explica que "Título não decidido, após decisão judicial ordenando realizar novamente as finais. Um acordo entre a FCF e os quatro clubes, proclamou-os campeões".

Seca!
O Campeonato Cearense não tem um campeão que não seja Ceará e Fortaleza há 17 anos. Em 1995, o Ferroviário quebrou a hegemonia dos chamados grandes da capital ao garantir seu nono título.

O Vozão é o maior vencedor do Estado, com 41 conquistas. O Fortaleza, por sua vez, conta com 39 títulos. Na terceira colocação aparece o Ferroviário com nove conquistas, contra quatro do Maguari. O América soma dois, um a mais do que Icasa, Tiradentes, Gentilândia, Calouros do Ar, Tramways e Orion.