Portal Eventos
Notícias
Em 03 de dezembro de 2017 às 10:19

CBF acaba com "gol qualificado" em toda a Copa do Brasil; Cinco finais teriam pênaltis

Da Terceira Fase até a final do torneio nacional, em caso de empate nos pontos e gols, a decisão será nos pênaltis

da Redação -

São Paulo - "A partir da Terceira Fase quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas de cada grupo, os critérios serão os seguintes, aplicáveis à fase e nesta ordem: 1º) maior saldo de gols; 2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board". A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como podem observar, acabou com o "gol qualificado" na Copa do Brasil. Gol fora de casa não irá mais valer dobrado. Tal regra já tinha sido colocada em prática nas últimas finais, mas agora passou a valer em todo o torneio. Respeitando o novo formato, cinco decisões teriam ido para os pênaltis.

Em 1991, por exemplo, o Criciúma foi campeão graças ao gol marcado em Porto Alegre contra o Grêmio (1 a 1). Na volta, o 0 a 0 garantiu a volta olímpica dos catarinenses. O Internacional também soube jogar com o regulamento em 1992. O Colorado até perdeu do Fluminense, por 2 a 1, no Rio de Janeiro, mas faturou seu título com o 1 a 0 no Rio Grande do Sul. Naquela ano, o Inter já tinha enfrentado penalidades máximas ao empatar, mas quartas de final, por 1 a 1, com o Grêmio na ida e na volta.

Falando no Tricolor gaúcho, o título de 1997 foi garantido por causa dos tentos marcados longe da torcida. O Grêmio ficou no 0 a 0 com o Flamengo e empatou fora de casa por 2 a 2. Já no século XXI, o Sport apanhou de 3 a 1 do Corinthians em São Paulo, mas os 2 a 0 no Recife deram a inédita volta olímpica ao Rubro-negro. O último campeão a aproveitar o "gol qualificado" foi o Vasco em 2011. Após vencer, por 1 a 0, em casa, o Gigante da Colina perdeu do Coritiba, por 3 a 2, mas ainda assim festejou.

 Final da Copa do Brasil já não tinha mais "gol qualificado", agora, a regra é geral!Lucas Figueiredo / CBFFinal da Copa do Brasil já não tinha mais "gol qualificado", agora, a regra é geral!
Depois que a CBF acabou parcialmente com o "gol qualificado", duas finais foram para os pênaltis. O Palmeiras, em 2015, perdeu na Vila Belmiro, por 1 a 0, mas ganhou do Santos, por 2 a 1, em São Paulo. Nos pênaltis, o Verdão levou a melhor (4 a 3). Em 2017, o Cruzeiro também venceu na marca da cal (5 a 3) depois de ter empatado por 1 a 1 com o Flamengo no Rio e 0 a 0 em BH.

Sem falar que ao longo de todas as edições, muitos clubes não teriam vida fácil e também teriam que passar pela apreensão dos pênaltis. Em relação ao restante do regulamento não houve mudanças e segue como tudo aconteceu em 2017.

Regulamento:
A Copa do Brasil 2018 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. A partir da Terceira Fase, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, haverá pênaltis.

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores, o campeão da Copa do Nordeste, o campeão da Copa Verde e o campeão da Série B.

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.