Paraná - O Coritiba entrou em campo, neste domingo, fora da zona de rebaixamento e dependendo apenas das suas forças para seguir na Série A do Campeonato Brasileiro. O Coxa, porém, decepcionou ao perder da Chapecoense, por 2 a 1, na Arena Condá, em Chapecó, pela 38ª e última rodada, e acabou degolado à Série B por conta da combinação de resultados. Assim, o clube da capital evita que a elite nacional volte a ter os três principais representantes paranaenses.
O Atlético Paranaense confirmou presença no Brasileirão 2018, assim como o Paraná que obteve o acesso na Série B. Mas o Coxa estará fora, lutando para se reerguer. A Série A 2017 do Alviverde, aliás, foi uma eterna gangorra. Para se ter uma ideia, o Coritiba esteve no G4 do Brasileirão, tendo passado, inclusive, no 3º lugar. O returno, contudo, foi cruel com os paranaenses que despencaram.Ao todo, o Coritiba ficou nove rodadas na zona de rebaixamento, sendo oito no 2º turno e sete seguidas entre a 24ª e a 30ª. O Coxa deixa a Série A com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), dez empates (cinco como mandante e cinco como visitante) e nada menos do que 17 derrotas (sete diante da torcida e dez fora), além de 42 gols a favor e 51 tomados. Aproveitamento de 37,7%.
Apenas uma coisa o Coritiba não pode reclamar. Sua torcida sempre se fez presente. Tanto é verdade que o Alviverde acabou a frente do rival Atlético Paranaense que chegou a pleitear uma vaga na Libertadores. Em 19 partidas como mandante, o Coxa garantiu média de 14.348 pagantes e total de 272.617 torcedores. Agora, todos esses fãs terão que empurrar novamente o Coritiba para a elite nacional.
Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:
2006
Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE
2010
Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC
2012
Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC
2013
Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE
2014
Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC
2015
Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC
2016
Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG
2017
Atlético Goianiense-GO, Ponte Preta-SP, Avaí-SC e Coritiba-PR