Alagoas - Sport e Vitória escaparam por muito pouco do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. Assim, nenhum clube do Nordeste desceu de divisão. Se a elite segue bem representada, a Série B 2018 terá o menor número de participantes da região ao longo dos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool. Serão apenas quatro nordestinos na próxima temporada, sendo que três conquistaram o acesso na Série C.
Na Série B, aliás, apenas o CRB não saiu do lugar. O Ceará garantiu sua volta à elite, enquanto Santa Cruz, ABC e Náutico foram "expulsos" da divisão. O Galo regatiano ganhou a companhia do rival CSA, campeão da Série C, além do cearense Fortaleza e do maranhense Sampaio Corrêa. Em todas as outras edições de pontos corridos da Série B, o Nordeste, ao menos, contou com cinco clubes na divisão.
Enquanto isso, o Sudeste ganhou o reforço da Ponte Preta que fará o dérbi campineiro contra o Guarani. O São Bento, após o acesso na Série C, também engrossou a lista dos clubes da região que ainda terá Oeste e Boa Esporte. Já o Centro-Oeste estará resumido a Goiás, uma vez que o mato-grossense Luverdense foi degolado. O Atlético Goianiense, pior clube da Série A, reencontrará os também goianos Vila Nova e Goiás. Por fim, o Paysandu será o único representante do Norte.
Confira todos os clubes que estarão na Série B em 2018:
SUL
Coritiba-PR
Avaí-SC
Londrina-PR
Brasil-RS
Juventude-RS
Figueirense-SC
Criciúma-SC
SUDESTE
Ponte Preta-SP
Oeste-SP
Boa Esporte-MG
Guarani-SP
São Bento-SP
NORDESTE
CRB-AL
CSA-AL
Fortaleza-CE
Sampaio Corrêa-MA
CENTRO-OESTE
Atlético Goianiense-GO
Vila Nova-GO
Goiás-GO
NORTE
Paysandu-PA