São Paulo - A Oceania não tem vaga garantida na Copa do Mundo. A melhor seleção do continente precisa passar pela repescagem mundial. A Nova Zelândia, contudo, não foi páreo ante o Peru e ficou fora da Rússia. No Mundial de Clubes, entretanto, há sempre representantes do continente. Na verdade, o Auckland é o responsável por pegar praticamente a vaga todos os anos. Não por acaso, o clube neozelandês marca presença no torneio da FIFA ininterruptamente desde 2011. O problema é conseguir avançar de fase. Na edição 2017, que terá início nesta quarta-feira com cobertura total do Sr. Goool, o Auckland voltará a desafiar os donos da casa, desta vez, o Al-Jazira.
Para complicar um pouco mais, o clube dos Emirados Árabes Unidos é controlado pelo mesmo grupo bilionário que comprou o Manchester City. Ou seja, o duelo às 15 horas (horário de Brasília), no Estádio Hazza Bin Zayed, em Al-Ain, não será nada fácil para o ACFC. É verdade que o Al-Jazira debutará no Mundial de Clubes, mas o Auckland tem dificuldades para superar o primeiro obstáculo.Nas nove vezes em que disputou o torneio, o representante da Nova Zelândia foi eliminado logo de cara em cinco oportunidades. Por duas vezes, o Auckland parou na disputa do 5º lugar. Apenas em 2014, os neozelandeses encheram os torcedores de orgulho. Após eliminar Moghreb Tétouan, do Marrocos e dono da casa, e Sétif, da Argélia, o Auckland foi eliminado pelo San Lorenzo nas semifinais, mas só na prorrogação. E mais! O clube da Oceania conquistou o 3º lugar ao bater o Cruz Azul nos pênaltis.
O Pachuca, por sinal, está do outro lado da chave e tentará passar pelo estreante Wydad, do Marrocos. O vencedor desse confronto vai encarar o Grêmio que também debutará na competição desde que a FIFA assumiu a organização. O Tricolor gaúcho é o sétimo representante brasileiro no Mundial de Clubes. Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005) e Internacional (2006) já foram campeões nesta versão. As semifinais com Grêmio e Real Madrid em lados opostos das chaves estão marcadas apenas para 12 e 13 de dezembro.