São Paulo - Os 40 confrontos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2018 foram definidos por sorteio na última sexta-feira. Com tantos duelos não poderiam faltar curiosidades. Segundo levantamento do Sr. Goool, os 80 clubes promoverão confrontos entre integrantes das Séries A e C do Campeonato Brasileiro, entre campeões estaduais e também entre rivais da mesma região. (Clique na imagem abaixo e confira a tabela completa do torneio no Sr. Goool!)
Atlético Mineiro e Vitória são representantes da elite nacional na Copa do Brasil. A dupla enfrentará clubes que conquistaram o acesso na Série D. O Leão baiano pegará o potiguar Globo. O Galo, por sua vez, medirá forças ante o xará Atlético Acreano. O participante do Norte, aliás, também tem como mascote um galináceo. O embate entre Atléticos ainda tem mais uma particularidade.Os rivais fazem parte dos campeões estaduais na Copa do Brasil. Além da partida entre o vencedor do Acre e do campeão de Minas Gerais, o torneio de mata-mata terá o duelo entre Santos, campeão amapaense, e Sport, vencedor do Pernambucano. O outro jogo envolverá o Novo Hamburgo, que conquistou o Gauchão pela primeira vez em 106 anos de história, e o Paysandu, maior campeão do Pará.
A maior lista, porém, é dos confrontos entre rivais da mesma região. O Nordeste perderá cinco clubes logo na Primeira Fase. O já citado Globo x Vitória é uma das partidas entre nordestinos. O Fluminense de Feira, por sua vez, enfrentará o Santa Cruz, rebaixado na Série B. O Náutico, que também caiu para a Série C, pegará o Cordino. Já o estreante Floresta, do Ceará, terá pela frente o paraibano Botafogo. E há ainda o confronto entre Ferroviário e Confiança.
O Sudeste, enquanto isso, ficará sem quatro clubes. O São Paulo, em busca do seu primeiro título na Copa BR, estreará ante o Madureira. Caldense e Fluminense também farão um jogo da região. Já o Nova Iguaçu receberá o Bragantino. Em Minas Gerais, o Uberlândia desafiará o Ituano. Pelo Sul, o confronto regional será entre Caxias e Atlético Paranaense. Por fim, Sinop e Goiás se pegarão em duelo do Centro-Oeste.
Em relação aos campeões da Copa BR, a presença é quase total. Haverá apenas duas ausências na próxima temporada. Cruzeiro, atual e maior vencedor da competição, Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco e Santos entrarão apenas nas oitavas de final por causa da disputa da Libertadores. Já Atlético Mineiro, Sport, Fluminense, Juventude, Internacional e Criciúma estarão no torneio desde o início. As únicas ausências serão dos campeões Paulista e Santo André.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Regulamento:
A Copa do Brasil 2018 terá como novidade o fim do "gol qualificado". A CBF já tinha derrubado o "gol qualificado" na final, mas agora a regra também passou para todas as fases com duas partidas. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O torneio será disputado em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.