Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 21 de dezembro de 2017 às 00:25

Brasil e Argentina farão festival de confrontos na Libertadores e Sul-americana 2018

Principais torneios sul-americanos terão nada menos do que oito confrontos entre brasucas e hermanos

da Redação -

São Paulo - Não vai faltar atração para os fãs de futebol na Libertadores e na Sul-americana 2018. Brasil e Argentina são os principais países da América do Sul e poderão colocar toda a rivalidade em campo logo nas fases iniciais. A CONMEBOL, na última quarta-feira, sorteou os jogos e os grupos dos dois principais torneios sul-americanos que terão nada menos do que oito confrontos entre brasucas e hermanos. No evento, Pelé e Maradona - os principais jogadores da história - foram homenageados com estátuas que ficarão no Museu da CONMEBOL.

 Maradona e Pelé representam muito bem Argentina e Brasil que terão vários confrontos entre seus clubes em 2018!CONMEBOL / DivulgaçãoMaradona e Pelé representam muito bem Argentina e Brasil que terão vários confrontos entre seus clubes em 2018!
O Flamengo, por exemplo, caiu no Grupo 4 que tem como cabeça de chave o River Plate. O Mengo vem do vice-campeonato da Sul-americana, enquanto os Millionarios, recentemente, venceram esse torneio em 2014 e a Libertadores em 2015. O Grupo 5 também terá Brasil x Argentina, mas com cenário um pouco diferente. Afinal, o cabeça de chave defende as cores verde e amarela.

O Cruzeiro terá que enfrentar o Racing. A Raposa se classificou à Libertadores através do título da Copa do Brasil. O principal torneio da América do Sul ainda colocará frente a frente Santos e Estudiantes. O Peixe será o cabeça de chave do Grupo 6. Tal confronto terá sete títulos em campo - quatro dos hermanos e três dos brasileiros.

Já o Corinthians, atual campeão do Brasileirão, terá que medir forças contra o Independiente, maior vencedor da Liberta com sete títulos e atual campeão da Sul-americana. Esse confronto será pelo Grupo 7 que tem o Timão como cabeça de chave. Como se isso não bastasse, o Boca Juniors, cabeça de chave do Grupo 8, enfrentará o Palmeiras. Os rivais decidiram o título da Libertadores em 2000 e o Boca levou a melhor.

Sul-americana!
A rivalidade entre brasileiros e argentinos não para na Libertadores. Pelo contrário! O Atlético Mineiro, por exemplo, decidirá sua vaga na Primeira Fase da Sul-americana contra o San Lorenzo, primeiro campeão do torneio. Sem falar que o Galo foi campeão da Libertadores em 2013 e o San Lorenzo venceu a edição de 2014.

O Atlético Paranaense também terá uma parada dura pela frente. O Furacão tentará ir para a Segunda Fase contra o Newell's Old Boys. O clube paranaense decidirá o confronto em casa. Por fim, o São Paulo enfrentará o Rosario Central, outro tradicional clube argentino. O Tricolor decidirá a vaga ao lado do seu torcedor. Emoção de sobra desde o início nos dois principais torneios da CONMEBOL.

Campeões Sul-americana!
A CONMEBOL Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), Boca Juniors-ARG e Independiente-ARG (2010 e 2017) são os maiores vencedores do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015) e Chapecoense (2016) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma três títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Libertadores e a Recopa Sul-americana.

Campeões Libertadores!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e, agora, Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.