Curitiba - Pelo quarto ano consecutivo, Coritiba e Atlético são os melhores clubes do Campeonato Paranaense. A partir do próximo domingo, os rivais rubro-negro e alviverde começarão a disputar o título da Edição 2013. O Coxa venceu o 1º Turno, enquanto o Furacão ficou com o 2º Turno. A vantagem é do Coritiba.
O Atlético tentará quebrar a hegemonia do rival. O Coritiba é o atual tricampeão e, de quebra, ainda viu o Rubro-negro amargar o vice-campeonato nos últimos três anos. Em 2011, sequer, teve final. O Coxa faturou os dois turnos. Já em 2010, o regulamento era diferente e na Segunda Fase o sistema de disputa foi por pontos corridos - vencido pelo alviverde da capital.
Em 2013, Coritiba e Atlético já ficaram frente a frente em duas oportunidades. No 1º Turno, o Coritiba - dono da melhor média de público (Veja o ranking de pagantes!) - venceu, por 2 a 1, no Couto Pereira. No 2º Turno, porém, o Atlético deu o troco e bateu o rival, por 3 a 1.De acordo com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), 18 clubes já foram campeões do Estadual de 1915 para cá. O Coritiba é o recordista com 36. O Atlético soma 22 conquistas, contra oito do Ferroviário. Britânia e Paraná têm sete cada. A lista ainda segue com Grêmio Maringá (3), Londrina (3), Palestra Itália (3), Pinheiros (2), Paranavaí (1), América-Paraná (1), Água Verde (1), Cascavel (1), Colorado (1), Comercial (1), Internacional (1) - primeiro campeão da história do Estadual -, Iraty (1) e Monte Alegre (1).
Em 1980, o título da competição foi dividido entre Cascavel e Colorado. Já em 2002, por conta dos regionais, houve duas disputas. O Iraty faturou o Paranaense, sem a presença dos grandes, e o Atlético ficou com o título do chamado Supercampeonato Paranaense.