Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 24 de dezembro de 2017 às 10:10

Últimos três grupos são aqueles com o maior número de títulos na Libertadores

Em todos esses grupos há clubes brasileiros em disputa com os eternos rivais argentinos

da Redação -

São Paulo - Se depender da quantidade de títulos, os Grupos 6, 7 e 8 são os mais difíceis da Libertadores 2018. Curiosamente, essas chaves contam com clubes brasileiros e argentinos. Mas são os hermanos que têm vantagem ante os brasucas. Todos os oito grupos contam, ao menos, com um campeão. A tabela completa, o regulamento e o simulador já estão disponíveis aos torcedores internautas no Sr. Goool!

O Grupo 7 registra oito títulos. Também pudera! Sete conquistas são do Independiente, maior campeão da Libertadores. O clube argentino terá a seu lado o Corinthians, campeão do torneio sul-americano em 2012. Já Millonarios e CD Lara buscarão a primeira volta olímpica. A missão não será nada fácil. Além dos títulos na Libertadores, o Independiente é o atual vencedor da Sul-americana e o Corinthians faturou o Brasileirão.

No Grupo 8, Boca Juniors e Palmeiras são os integrantes que já levantaram o troféu. Vantagem, novamente, para os argentinos. O Boca acumula seis comemorações, sendo que em 2000 venceu o próprio Palmeiras na final. Um ano antes, o Verdão havia conquistado seu primeiro e único título. Alianza Lima e um clube que virá da Terceira Fase completam a chave.

Com os mesmos sete títulos do Grupo 8, Estudiantes e Santos também fazem o Grupo 7 ficar forte. Os hermanos deram a volta olímpica em quatro oportunidades, uma a mais do que o Peixe. Real Garcilaso e um clube que será definido das fases anteriores também farão parte do Grupo 7. Já o Grupo 3 tem apenas o Peñarol como campeão. Mas os uruguaios conhecem bem o caminho do título. São cinco ao todo.

O atual campeão Grêmio também é o único vencedor do Grupo 1. O Tricolor gaúcho chegou a três conquistas. A mesma quantidade é vista no Grupo 2 que tem Atlético Nacional (2) e Colo-Colo (1). O mesmo cenário é visto no Grupo 5 com Cruzeiro (2) e Racing (1). Já no Grupo 4, o River Plate aparece com três títulos, dois a mais do que o Flamengo.

 Independiente, maior campeão da Libertadores, está no grupo como o maior número de títulos de 2018!Independiente / Site OficialIndependiente, maior campeão da Libertadores, está no grupo como o maior número de títulos de 2018!
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e, agora, Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A Libertadores 2018 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana.

Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Copa Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.

A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os campeões e a quantidade de títulos dos clubes na Fase de Grupos da Libertadores:

Grupo 1
Grêmio (3)

Grupo 2
Atlético Nacional (2)
Colo-Colo (1)

Grupo 3
Peñarol (5)

Grupo 4
River Plate (3)
Flamengo (1)

Grupo 5
Cruzeiro (2)
Racing (1)

Grupo 6
Estudiantes (4)
Santos (3)

Grupo 7
Independiente (7)
Corinthians (1)

Grupo 8
Boca Juniors (6)
Palmeiras (1)