São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2018 começarão mais cedo, logo em janeiro. Serão inúmeros clubes em busca de títulos e vagas para Regionais e Nacionais. Entre tantos participantes há várias curiosidades, principalmente no nome dos clubes. Seria possível montar um zoológico com alguns integrantes da principal divisão dos estados. Há também os xarás dos chamados grandes clubes. E outros nomes bem sugestivos.
Imagina uma Floresta com URSO, Cascavel, Águia, Lagarto e até mesmo Tubarão? Saiba que essas palavras estão escritas com letras maiúsculas porque são nomes de clubes. O Floresta fez história ao conquistar o acesso no Campeonato Cearense. No Mato Grosso do Sul, URSO e Águia Negra já são velhos conhecidos dos torcedores. O mesmo acontece com o Tubarão no Catarinense, o Cascavel no Paranaense e o Lagarto no Sergipano.
Sem falar nos tradicionais Ríver e Flamengo, ambos do Piauí. Há também o Flamengo, de Arcoverde, no Pernambuco. O gaúcho Brasil, de Pelotas, é outro presente regularmente. Mas o país tem espaço para todos. Que tal o Penarol? Isso mesmo! Sem acento! O Penarol disputa o Campeonato Amazonense. Já o Boca Júnior, sem "s", atua no Sergipe. No Distrito Federal há o Real, enquanto em Rondônia tem Barcelona e Real, de Ariquemes.
Os Campeonatos Estaduais 2018 começaram oficialmente em 20 de dezembro. O Cariocão colocou a bola para rolar ainda tem 2017. Já a próxima temporada começará suas disputas em 7 de janeiro com o Paraibano. A partir dai a lista será longa até as finais de Norte a Sul do país.