São Paulo - O Egito esperou 28 anos até voltar a se classificar para a Copa do Mundo. O Irã, por sua vez, emendou seu segundo Mundial seguido. As diferenças das seleções, contudo, acabam aí. Africanos e asiáticos estarão na Copa da Rússia com o mesmo propósito: passar da fase de grupos. Das 32 seleções classificadas, apenas Egito e Irã jamais chegaram ao mata-mata. Islândia e Panamá, que irão debutar no torneio da FIFA, não estão no levantamento.
A primeira participação do Egito em Copas do Mundo foi em 1934, quando acabou eliminado em jogo único contra a Hungria. Enquanto isso, os algozes dos egípcios, em 1990, foram Holanda, Irlanda e Inglaterra. O Irã, por sua vez, debutou no Mundial de 1978 e foi eliminado ante Holanda, Escócia e Peru. Vinte anos depois, os iranianos caíram diante do grupo que tinha Iugoslávia, EUA e Alemanha.A Copa do Mundo de 2006 deixou a Seleção do Irã ante México, Portugal e Angola. Mais uma vez a seleção da Ásia foi eliminada na Primeira Fase. O mesmo aconteceu no Mundial do Brasil, em 2014. Nigéria, Argentina e Bósnia-Herzegóvina não deram chances ao Irã. Se Islândia e Panamá não estão na lista por jamais terem jogado a Copa, há duas seleções que, dependendo do olhar, podem se juntar a Egito e Irã.
A FIFA considera a Sérvia como sendo a mesma seleção da Iugoslávia e também no período de Sérvia e Montenegro. Assim, os sérvios contabilizam 12 Mundiais e um 4º lugar como a melhor participação. Mas se levar em conta apenas a Sérvia independente, a seleção europeia jogou só a Copa de 2010 e foi eliminada na fase de grupos.
O mesmo acontece com a anfitriã Rússia que pegou o lugar da União Soviética. Como Rússia, a seleção caiu na fase de grupos em 1994, 2002 e 2014. Agora, se contabilizar todas as outras participações, são 11 edições presentes e um 4º lugar como melhor colocação.
Entre as 32 seleções serão 14 da Europa, cinco representantes da América do Sul, da África e da Ásia, além de três da CONCACAF. Só a Oceania ficou de fora. A Austrália até confirmou presença, mas a seleção, desde o Mundial 2010, tem atuado pela Eliminatória Asiática.