Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 26 de dezembro de 2017 às 01:26

Duas seleções garantidas na Copa do Mundo 2018 jamais passaram da fase de grupos

Há ainda outros dois países que vão debutar no Mundial da Rússia em 2018

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Egito esperou 28 anos até voltar a se classificar para a Copa do Mundo. O Irã, por sua vez, emendou seu segundo Mundial seguido. As diferenças das seleções, contudo, acabam aí. Africanos e asiáticos estarão na Copa da Rússia com o mesmo propósito: passar da fase de grupos. Das 32 seleções classificadas, apenas Egito e Irã jamais chegaram ao mata-mata. Islândia e Panamá, que irão debutar no torneio da FIFA, não estão no levantamento.

A primeira participação do Egito em Copas do Mundo foi em 1934, quando acabou eliminado em jogo único contra a Hungria. Enquanto isso, os algozes dos egípcios, em 1990, foram Holanda, Irlanda e Inglaterra. O Irã, por sua vez, debutou no Mundial de 1978 e foi eliminado ante Holanda, Escócia e Peru. Vinte anos depois, os iranianos caíram diante do grupo que tinha Iugoslávia, EUA e Alemanha.

A Copa do Mundo de 2006 deixou a Seleção do Irã ante México, Portugal e Angola. Mais uma vez a seleção da Ásia foi eliminada na Primeira Fase. O mesmo aconteceu no Mundial do Brasil, em 2014. Nigéria, Argentina e Bósnia-Herzegóvina não deram chances ao Irã. Se Islândia e Panamá não estão na lista por jamais terem jogado a Copa, há duas seleções que, dependendo do olhar, podem se juntar a Egito e Irã.

A FIFA considera a Sérvia como sendo a mesma seleção da Iugoslávia e também no período de Sérvia e Montenegro. Assim, os sérvios contabilizam 12 Mundiais e um 4º lugar como a melhor participação. Mas se levar em conta apenas a Sérvia independente, a seleção europeia jogou só a Copa de 2010 e foi eliminada na fase de grupos.

O mesmo acontece com a anfitriã Rússia que pegou o lugar da União Soviética. Como Rússia, a seleção caiu na fase de grupos em 1994, 2002 e 2014. Agora, se contabilizar todas as outras participações, são 11 edições presentes e um 4º lugar como melhor colocação.

 Irã emendou sua segunda Copa do Mundo seguida, mas agora, tentará passar pela fase de grupos pela primeira vez!AFC / Site OficialIrã emendou sua segunda Copa do Mundo seguida, mas agora, tentará passar pela fase de grupos pela primeira vez!
Copa 2018!
O jogo de abertura do Mundial da FIFA será entre a Rússia e a Arábia Saudita em 14 de junho. O Grupo A também conta com Egito e Uruguai. Já a atual campeã Alemanha está do ladinho do Brasil. Cabeça de chave do Grupo F, a Seleção Alemã pegará México, Suécia e Coreia do Sul. O Brasil, por sua vez, está no Grupo E e fará sua estreia contra a Suíça. O time do técnico Tite ainda pegará a Costa Rica e a Sérvia. Nas oitavas de final, os confrontos colocarão frente a frente os rivais dos Grupos E e F (1º do E x 2º do F e 1º do F e 2º do E). Ou seja, se Brasil ou Alemanha não fizerem sua parte poderão se reencontrar logo no primeiro mata-mata.

Das 32 seleções presentes no Mundial da Rússia, 14 acumulam dez ou mais participações no torneio da FIFA. O Brasil, único país que esteve em todas as 21 edições, puxa a fila com Alemanha, Argentina, México, Espanha, França, Inglaterra, Uruguai, Bélgica, Sérvia, Suécia, Suíça, Rússia e Coreia do Sul. Entre os campeões mundiais, apenas a Itália ficou de fora da edição 2018.

Entre as 32 seleções serão 14 da Europa, cinco representantes da América do Sul, da África e da Ásia, além de três da CONCACAF. Só a Oceania ficou de fora. A Austrália até confirmou presença, mas a seleção, desde o Mundial 2010, tem atuado pela Eliminatória Asiática.