Tocantins - O Campeonato Tocantinense será um dos Estaduais que desrespeitará o calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2018. A próxima edição terá início apenas em março e término em junho, quando deveria começar em janeiro e finalizar em abril. A tabela, o regulamento e o simulador de jogos do Tocantinense já estão no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Tocantinense 2018!)
Para se ter uma ideia da confusão armada pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF), o Estadual será encerrado em plena Copa do Mundo. O Tocantinense acabará em 16 de junho, dois dias depois da abertura do Mundial da Rússia. Não satisfeito, o Campeonato de Tocantins terá seu apito final um dia antes da estreia do Brasil contra a Suíça em 17 de junho.A FTF ainda voltou a mexer na fórmula de disputa. A entidade acabou com os grupos e decidiu fazer uma fase com turno e returno, além de semifinal e final. Outra novidade será a quantidade de clubes rebaixados. Se em 2017, Capital e Colinas amargaram o descenso, em 2018 haverá apenas uma queda. Araguaína e Palmas conquistaram o acesso.
Os rivais, por sinal, ficarão frente a frente na 1ª rodada do Tocantinense. O campeão Interporto, enquanto isso, iniciará a defesa do título ao lado da torcida contra o Tocantinópolis. Já o Gurupi receberá o Paraíso e o Tocantins EC enfrentará o Sparta.
Na semifinal (1ºx4º e 2ºx3º) serão jogos de ida e volta. Em caso de igualdade em pontos e saldo de gols, haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final terá os mesmos critérios.
O campeão terá vagas na Copa Verde, Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão 2019. O vice-campeão ficará com as vagas para a Copa Verde e Série D 2019.