Rio de Janeiro - A Fase de Grupos da Libertadores 2018 ainda espera pelos últimos quatro clubes. Esses participantes sairão ao longo das três primeiras fases, criadas pela CONMEBOL em 2017. Para facilitar a vida de todos os torcedores internautas, o Sr. Goool explicará o caminho completo dos clubes que ainda sonham com o principal estágio do torneio sul-americano. Tudo começa com seis clubes nos três confrontos da Primeira Fase.
O estreante Macará, por exemplo, medirá forças ante o Deportivo Táchira. O vencedor do confronto entre equatorianos e venezuelanos enfrentará o Santa Fe, da Colômbia, na Segunda Fase. Desse duelo sairá o adversário de Santiago Wanderers ou Melgar. Chilenos e peruanos já estão garantidos na Segunda Fase. Só após a definição de todos esses embates é que será possível saber qual clube integrará o Grupo 4 que tem River Plate, Emelec e Flamengo.
Duelo de brasucas?
O Grupo 5 é outro que conta com clube brasileiro e segue indefinido. O Cruzeiro terá Racing e Universidad de Chile, além do vencedor do confronto 3. O trajeto por aqui é um pouco mais longo. Oriente Petrolero e Universitario abrirão a disputa na Primeira Fase. O vencedor vai encarar o Jorge Wilstermann na Segunda Fase. O classificado dessa partida terá pela frente Vasco ou Universidad de Concepción. Só assim será possível conhecer o último integrante do Grupo 5.
A edição 2018 da Libertadores começará em 22 de janeiro. A Segunda Fase, por sua vez, terá início em 31 do mesmo mês. Já a Terceira Fase colocará a bola para rolar em 13 de fevereiro. Por fim, a Fase de Grupos começará em 27 de fevereiro.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e, agora, Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Copa Sul-americana.Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Copa Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.
A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.