São Paulo - A UEFA Champions League voltará em 13 de fevereiro com os jogos de ida das oitavas de final. Entre os 16 clubes que ainda sonham com o título mais importante da Europa, seis lideram os campeonatos de seus países. A atual fase da UCL conta com representantes de nove países. A melhor situação é do Manchester City que jamais deu a volta olímpica na Champions.
O time do técnico Pep Guardiola lidera a Premier League com inacreditáveis 62 pontos. Para se ter uma ideia, o rival Manchester United, que também está nas oitavas de final, ocupa a vice-liderança do Campeonato Inglês com "apenas" 47 pontos. Atual campeão, o Chelsea completa o Top 3 com 45 pontos. A Inglaterra terá cinco clubes no mata-mata da UCL.
Outro líder na Europa é o Barcelona, dono de 45 pontos na La Liga. O rival Real Madrid, por sua vez, não passa da 4ª colocação com 31 pontos. Os espanhóis ainda têm o Sevilla na UCL. No Campeonato Espanhol, o Sevilla, no entanto, está na 5ª posição com 29 pontos. Da Espanha para a Alemanha. A Bundelsiga fechou o turno com o Bayern de Munique na ponta com 41 pontos. O PSG também já encerrou o 1º turno e lidera a Ligue 1 com 50 pontos.
O Porto é mais um na liderança. O clube português soma 39 pontos e lidera a Primeira Liga por causa dos critérios de desempate. Já o Shakhtar Donetsk acumula 42 pontos na Ucrânia. Entre os países com representantes nas oitavas de final da UEFA Champions League, três não contam com líderes. A Itália é a que mais chama a atenção.A Juventus, atual campeão, está na vice-liderança da Lega Serie A com 47 pontos, um a menos do que o Napoli. Se o Napoli não está na UCL, a Roma jogará o mata-mata e no Campeonato Italiano aparece na 4ª colocação com 39 pontos. Na Suíça, o Basel está na 2ª colocação com 38 pontos, dois a menos do que o Young Boys. Já o Beşiktaş não passa da 4ª colocação na Turquia com 30 pontos, seis a menos do que o líder İstanbul Başakşehir. Interessante notar que nas oitavas de final da UCL não haverá confrontos entre líderes.
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid que aumentou sua vantagem ao chegar a 12 conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Juventus, Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 17 conquistas, contra 12 de Itália e Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.