Portal Eventos
Copa do Nordeste
Em 04 de janeiro de 2018 às 01:37

Apenas Bahia e CRB estiveram em todas as edições desde a volta da Copa do Nordeste

Uma dessas figurinhas carimbadas ainda garantiu a volta olímpica no torneio regional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - Bahia e CRB são os dois únicos clubes que participaram de todas as seis edições desde a volta da Copa do Nordeste em 2013. A dupla está mais do que confirmada na atual temporada, sendo que o Esquadrão ainda defenderá o título. O Bahia aparece no Grupo C ao lado de Botafogo, adversário da estreia em 18 de janeiro, às 22h15 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, Altos e um rival da Preliminar que será Náutico ou Itabaiana.

A caminhada do Bahia até o terceiro título na Copa do Nordeste, contudo, não foi nada fácil. Para se ter uma ideia, o Tricolor foi eliminado ainda na fase de grupos em 2013 e 2014. Só em 2015 o Bahia começou sua preparação para o lugar mais alto do pódio. Há três anos, o Bahia ficou com o vice-campeonato ao sucumbir ante o Ceará. Em 2016, a queda foi na semifinal para o Santa Cruz, que viria a ser campeão. Já o título do ano passado foi contra o Sport.

A trajetória do CRB, por outro lado, é bem modesta. Para começar, o Galo ainda busca seu primeiro título no Regional. O clube alagoano foi eliminado na Primeira Fase em 2013, 2015 e 2017. Os melhores desempenhos do CRB aconteceram em 2014 e 2016, quando os regatianos pararam nas quartas de final. Em 2018, o CRB está no Grupo A ao lado de Confiança, Santa Cruz e de um adversário da Preliminar que será Treze ou Cordino. A estreia será justamente contra esse rival indefinido em 16 de janeiro, às 20 horas (de Brasília), fora de casa.

 Bahia contará com a força da sua torcida para defender o título da Copa do Nordeste em 2018!Bahia / Site OficialBahia contará com a força da sua torcida para defender o título da Copa do Nordeste em 2018!
Campeões!
Entre os sete campeões da Copa do Nordeste, três estarão ausentes. O América de Natal, que faturou o título em 1998, o Campinense, campeão em 2013, e o Sport, vencedor de 1994, 2000 e 2014. O Leão da Ilha, aliás, tinha vaga garantida por causa do título pernambucano, mas desistiu do torneio. Assim, o Santa Cruz passou para a fase de grupos e o Náutico ficou com a vaga na Preliminar.

O Sport, aliás, é o segundo maior vencedor do torneio com três conquistas, mesmo número do atual campeão Bahia. O recordista de títulos segue sendo o Vitória com quatro voltas olímpicas. Já Santa Cruz e Ceará festejaram uma vez cada com seus torcedores.

Regulamento:
A Copa do Nordeste 2018 voltará a ter 16 clubes e ainda contará com a novidade da fase Preliminar. Nesta primeira etapa, oito clubes brigarão pelas últimas quatro vagas.

Os 16 clubes - nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Preliminar - serão divididos em quatro grupos de quatro clubes cada na Primeira Fase. Os dois melhores colocados de cada grupo, após jogos de ida e volta, avançarão para as quartas de final.

No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis.

O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.