Paraíba - O Campeonato Paraibano, após o Cariocão, será o segundo Estadual a colocar a bola para rolar na temporada. O atual campeão Botafogo abrirá a edição 2018 no próximo domingo, às 17 horas (horário de Brasília), contra o Serrano no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O Belo, aliás, defenderá invencibilidade em estreias no Estadual da Paraíba. Já o Nacional, que conquistou o acesso, não vence há cinco anos na elite. O Sr. Goool já conta com tabela, regulamento e simulador de jogos!
O Botafogo se deu bem em suas últimas três estreias. No ano passado, a caminhada para o título começou com vitória, por 2 a 1, sobre o Internacional no mesmo Almeidão. Em 2016, o Belo empatou sem gols com o Paraíba, em Cajazeiras. O clube de João Pessoa ficaria com o vice-campeonato. Já em 2015, o Botafogo passou pelo Miramar, por 2 a 0, em casa.O último tropeço em estreias do Paraibano foi em 2014, quando o Atlético Cajazeirense venceu, por 1 a 0. A boa notícia é que, há quatro anos, o Botafogo deu a volta olímpica. Levantar o troféu, aliás, é uma sensação que o Nacional não tem desde 2007, quando garantiu seu primeiro e, até aqui, único título estadual. Dez anos depois, em 2017, o clube de Patos obteve o acesso ao lado da Desportiva Guarabira.
Regulamento:
Os dez clubes, na fase Classificatória, serão divididos em dois grupos com cinco clubes cada. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de ida e volta. Os líderes dos dois grupos terão vagas na semifinal. Enquanto isso, o vice-líder e o 3º colocado das duas chaves se classificarão para a Segunda Fase.
Os clubes do mesmo grupo se enfrentarão em jogos de ida e volta na Segunda Fase (2º A x 3ª A e 2º B x 3º B). Os donos das melhores campanhas decidirão em casa e ainda jogarão pela vantagem no empate de pontos e gols. Os vencedores dos confrontos estarão na semifinal.
Enquanto isso, os dois piores colocados de cada grupo na Classificatória se enfrentarão no Quadrangular do Rebaixamento. Serão jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. Os dois piores colocados serão rebaixados.
Na semifinal, o melhor clube da Primeira Fase pegará o dono da 4ª melhor campanha, enquanto o 2º melhor enfrentará o 3º colocado. Os donos das melhores campanhas decidirão em casa e ainda jogarão pela vantagem no empate de pontos e gols. Isso também valerá na final para o responsável pela melhor campanha na Primeira Fase e na semifinal.
O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Nordeste e Série D 2019. O vice-campeão ficará com vagas na Copa do Brasil e Série D.