Portal Eventos
Paranaense 1ª Divisão
Em 08 de janeiro de 2018 às 16:03

Quatro Campeonatos Estaduais poderão terminar antes da hora em 2018

Mas apesar dessa possibilidade, não tem sido fácil para os clubes encurtarem o Estadual

da Redação -

Paraná - Os Campeonatos Acreano, Amazonense, Paranaense e Potiguar poderão acabar antes da hora durante a temporada 2018. Todos os quatro Estaduais têm regulamentos com grupos e/ou turnos que permitem um clube vencer as duas fases e ser declarado campeão antes da final programada pelas Federações. No Acre, por exemplo, os clubes serão divididos em dois grupos e jogarão turno e returno.

Os dois turnos ainda terão semifinal e final. Ou seja, se um mesmo clube for campeão do 1º turno e também do 2º turno, ficará com o título definitivo de 2018. Apenas se houver vencedores diferentes, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) poderá realizar sua final com ida e volta. O mesmo cenário é visto no Campeonato Amazonense. A única diferença está na partida única da final caso o Estadual tenha dois campeões diferentes nos turnos.

 Técnicos, jogadores e clubes têm poucos dias para entenderem o novo regulamento do Campeonato Paranaense!Fabio Wosniak / Atlético ParanaenseTécnicos, jogadores e clubes têm poucos dias para entenderem o novo regulamento do Campeonato Paranaense!
O Campeonato Paranaense, por sua vez, tinha uma disputa simples com Primeira Fase, quartas de final, semifinal e final. Mas clubes e Federação resolveram mexer em tudo nesta temporada. No Paraná, não haverá turnos e, sim, taças. Os clubes, separados em grupos, tentarão vencer a Primeira Taça e a Segunda Taça. A final do Estadual, se tiver, será em duelos de ida e volta.

Enquanto isso, o Campeonato Potiguar é um pouco diferente. No Rio Grande do Norte não há grupos. Os clubes jogarão dois turnos em pontos corridos. Se um mesmo participante somar mais pontos nos dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, os campeões do turno e do returno se enfrentarão em duelos de ida e volta.

Nada fácil!
Mas apesar dessa possibilidade, não tem sido fácil para os clubes vencerem os dois turnos e encurtarem o Estadual. No ano passado, por exemplo, seis Estaduais poderiam ter acabado antes da hora, mas todos tiveram final. No Acre, o campeão Atlético Acreano precisou decidir o título contra o Rio Branco. A Chapecoense também só venceu o Catarinense após superar o Avaí na decisão.

No Maranhão, o Sampaio Corrêa teve que parar o surpreendente Cordino. Já o Altos fez história ao superar o Parnahyba na final do Piauiense. O ABC, por sua vez, evitou surpresas e venceu o Globo na decisão do Potiguar. Por fim, o São Raimundo deu a volta olímpica no Campeonato Roraimense ao ganhar do Baré na finalíssima.