São Paulo - É verdade que o Real Madrid tem um jogo a menos e que o turno da La Liga ainda não terminou, mas a temporada dos merengues no Campeonato Espanhol está bem diferente da última edição, quando deram a volta olímpica. Não por acaso, o time do técnico Zidane poderá fechar o ano com sua pior colocação no torneio durante o século XXI, segundo levantamento do Sr. Goool. O último tropeço de Cristiano Ronaldo e cia. aconteceu no domingo durante o empate, por 2 a 2, com o Celta, em Vigo, pela 18ª rodada.
A igualdade deixou o Real Madrid na 4ª colocação com 32 pontos, cinco a menos do que o Valencia, 3º colocado, e nada menos do que 16 pontos do líder e rival Barcelona. Sem falar que o Sevilla, 5º colocado, já acumula 29 pontos. Os merengues fecham a zona de classificação para a UEFA Champions League, enquanto o Sevilla está na zona da UEFA Europa League.De 2001 para cá, a pior colocação do Real Madrid foi o 4º lugar de 2003/2004. Naquela oportunidade, os merengues somaram 70 pontos, atrás de Deportivo (71), Barcelona (72) e do campeão Valencia (77). Abaixo do G4, o clube de Madrid não termina o Espanhol desde 1999/2000. No último ano do século XX, o Real Madrid não passou da 5ª posição com 62 pontos. O Deportivo foi campeão com 69.
Sem vencer há dois jogos, o Real Madrid voltará a campo no próximo sábado, às 13h15 (horário de Brasília), quando receberá o Villarreal no Santiago Bernabéu pela 19ª e última rodada do turno. Como mandante, os merengues têm a 5ª melhor campanha com 17 pontos e aproveitamento de 63%.