Portal Eventos
Mato-grossense 1ª Divisão
Em 10 de janeiro de 2018 às 10:10

Arenas da Copa completarão primeiro ciclo e já têm jogos marcados pelos Estaduais

Estádios do Mundial 2014 abrirão as portas já neste final de semana no futebol brasileiro

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - As arenas construídas para a Copa do Mundo 2014 vão completar seu primeiro ciclo nesta temporada que terá o Mundial da Rússia. O desafio inicial dos 12 palcos será pelos Campeonatos Estaduais. O problema é que a maioria dos estádios ganha forma de elefantes brancos durante este período do futebol brasileiro. Ainda assim, as 12 arenas que abrigaram o torneio no Brasil já têm jogos marcados para os próximos dias.

A Arena das Dunas será o primeiro palco a ver a bola rolar. Neste final de semana, haverá dois jogos pelo estádio de Natal. O Santa Cruz receberá o atual campeão ABC no sábado, enquanto o Força e Luz desafiará o América de Natal no domingo. Mas a Arena das Dunas terá que se esforçar para encher as arquibancadas. No ano passado, segundo levantamento do Sr. Goool, o estádio potiguar teve a quarta pior média entre as arenas da Copa (1.496).

Na quarta-feira, 17 de janeiro, será a vez do estádio com a menor marca de 2017. A Arena Pantanal receberá Cuiabá e Sinop, além de CEOV e Luverdense - esse jogo na quinta. O palco mato-grossense tem tromba e rabo. A média do ano passado ficou em 523 testemunhas. A quarta-feira, data oficial para o início dos Estaduais, ao menos terá um palco que costuma receber bons públicos.

 Arena Pantanal, não importa o jogo, costuma ficar vazia durante o Campeonato Mato-grossense!DivulgaçãoArena Pantanal, não importa o jogo, costuma ficar vazia durante o Campeonato Mato-grossense!
O Mineirão, que viu o inesquecível 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, terá o duelo entre Cruzeiro e Tupi. A arena mineira fechou o Estadual passado com 17.963 pagantes, a quarta melhor marca. Os estádios que têm clubes fixos, aliás, arrastam um bom número de torcedor. O Beira-Rio, por exemplo, rendeu média de 16.182 torcedores. Na atual temporada, o primeiro jogo em Porto Alegre será entre Internacional e Veranópolis na quinta-feira, 18 de janeiro.

Paquidermes em ação!
Um dia depois, o Ceará medirá forças contra o Guarani no Castelão pela 2ª rodada do Cearense. O estádio local até festejou e teve todos seus lugares preenchidos durante os acessos do Vozão na Série B e do Fortaleza na Série C do Brasileirão, mas no Estadual não passou de 5.937 espectadores. Ainda no Nordeste, a Arena Pernambuco fez pior. O palco pernambucano fechou a temporada passada com média de 3.479 fãs. O jogo de abertura de 2018 será entre Náutico e América na sexta.

No dia seguinte, a Arena da Amazônia abrirá seus trabalhos. E o palco amazonense também costuma ficar vazio. Tanto é verdade que o estádio em Manaus ostentou a segunda pior média de 2017 (739). Nacional e Manaus reeditarão a última final do Amazonense com a missão de atrair torcedores. No mesmo sábado, outro elefante branco mostrará a cara. O Mané Garrincha, estádio mais caro do país, verá o duelo entre Gama e Bolamense. O estádio candango foi mais um a ficar com média abaixo de mil aficionados (917).

O sabadão de futebol, ao menos, não deverá ser só de arquibancadas vazias. O Atlético Paranaense iniciará sua jornada na Arena da Baixada contra o Maringá. O estádio rubro-negro superou os dez mil pagantes no Estadual passado (12.863). A Arena Fonte Nova, por sua vez, garantiu a terceira melhor marca de 2017 (18.018). Em 2018, porém, a estreia será apenas em 24 de janeiro - Bahia x Jacuipense.

No mesmo dia, o Maracanã deverá receber Fluminense e Portuguesa pela 3ª rodada da Taça Guanabara. O estádio carioca fechou o ano com a melhor marca entre as arenas da Copa (30.490). Muito se deve aos clássicos. No Brasileirão, por exemplo, o Maraca decepcionou, principalmente, nas partidas do Tricolor. O último palco do Mundial 2014 a receber jogos será a Arena Corinthians. Com a troca de grama, o Timão mandará seus primeiros duelos no Pacaembu. O palco de Itaquera estreará em 14 de fevereiro no embate entre Corinthians e São Bento pela 7ª rodada do Paulistão. No ano passado, a Arena Corinthians teve o segundo melhor desempenho (27.570). Quatro anos se passaram, mas poucas arenas deixaram legado. A maioria só deu problemas do tamanho de elefantes brancos.

Confira a média de público das arenas da Copa do Mundo nos Estaduais 2017:

ARENASPAGANTES
Maracanã30.490
Arena Corinthians27.570
Arena Fonte Nova18.018
Mineirão17.963
Beira-Rio16.182
Arena da Baixada12.863
Castelão5.937
Arena Pernambuco3.479
Arena das Dunas1.496
Mané Garrincha917
Arena da Amazônia739
Arena Pantanal523