São Paulo - Nada mais simbólico de que um clube que homenageia seu estado disputar a elite dos Campeonatos Estaduais. Em 2018, segundo levantamento do Sr. Goool, serão dez participantes com nomes de estados. Os clubes-estados estão em todas as cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). O Bahia, por exemplo, é um dos cinco nordestinos. O Tricolor da Boa Terra estreará em 21 de janeiro contra o xará de Feira de Santana no Joia da Princesa.
Bahia / SIte OficialBahia é um dos cinco clubes nordestinos que tem o mesmo nome do seu estado na elite Estadual! A caminhada do Ceará, por sua vez, começará dois dias antes contra o Guarani no Castelão. Há também homenagem no Campeonato Maranhense. O Maranhão ficará frente a frente com o São José em 21 de janeiro, em São José de Ribamar, pela 1ª rodada. Já o desafio do Piauí será contra o atual campeão Altos. O duelo abrirá a edição 2018 do Piauiense em 20 de janeiro.
O outro clube do Nordeste que presta tributo a seu estado estreará antes de todos. O Sergipe estará em campo já neste domingo contra o Frei Paulistano em Frei Paulista. A segunda região com mais homenagens entre os clubes da 1ª divisão é o Sudeste. O Espírito Santo fará seu primeiro duelo no Capixaba contra o Serra em 20 de janeiro. No Paulistão, a estreia do São Paulo será três dias antes contra o São Bento, em Sorocaba. São Paulo, aliás, que é clube, cidade e estado.
No Centro-Oeste, o Goiás iniciará a defesa do título em Aparecida de Goiânia ante a Aparecidense na quarta-feira, 17 de janeiro. O Paraná, por sua vez, jogará em Francisco Beltrão contra o União no mesmo dia. O Tricolor é o único representante do Sul nesta lista. O mesmo acontece com o Tocantins no Norte. O clube de Miracema do Tocantins estreará apenas em 31 de março contra o Sparta. Agora, os torcedores ficam na expectativa de que as homenagens se transformem em títulos.